Depois de 14 anos, Série A-3 voltar a ter playoffs para definir as vagas de acesso - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Depois de 14 anos, Série A-3 voltar a ter playoffs para definir as vagas de acesso

26/01/2017

Depois de 14 anos, Série A-3 voltar a ter playoffs para definir as vagas de acesso

O Campeonato Paulista da Série A-3 depois de 14 anos não definirá os times que conquistam o acesso a “Segundona” do Estadual em quadrangulares e sim em confrontos de playoffs (ou como alguns gostam de falar, o “mata-mata”). A edição de 2003 foi a última edição que teve este formato eliminatório.

Como foi em 2003
Catorze anos atrás o campeonato tinha 16 clubes, que foram divididos em dois grupos de oito times cada. Os clubes se enfrentaram em turno e returno e apenas os dois primeiros avançavam aos playoffs. A fase eliminatória começou já nas semifinais, onde em melhor de duas partidas, o Araçatuba superou o Palmeiras B, enquanto o Taubaté passou pelo Sertãozinho. A decisão, em dois jogos, teve o Taubaté ganhando os dois jogos. Como em 2017, apenas os dois primeiros conquistaram o acesso há 14 anos.

Formato de 2017
Na primeira fase, os 20 clubes formam um grupo único, se enfrentando todos contra todos uma única vez. Ao final das 19 rodadas, os oito primeiros colocados se classificam aos playoffs. Os seis últimos serão rebaixados a Quarta Divisão do Campeonato Estadual. Nos playoffs, nas quartas de final e semifinal as disputas serão em melhor de duas partidas. Os times de melhor campanha na soma de pontos de todas as fases, jogam a 2ª partida como mandante. Em caso de igualdade no placar agregado a definição do classificado será nos pênaltis. Os dois finalistas garantem o acesso e jogam a decisão também em duas partidas, sendo que a segunda partida será na casa do time que somou mais pontos ao longo do torneio. Na final, em caso de empate no tempo regulamentar a definição do campeão será direto nos pênaltis.

Última vez com quartas de final
A última edição que mais se aparece com o formato desta temporada é justamente a última do século anterior: 2000. Naquela edição, as diferenças com 2017 é que em vez de 20 clubes participantes eram 16, a decisão foi em melhor de dois jogos, e em caso de empate no placar agregado dos confrontos a definição da vaga era a melhor campanha na primeira fase.

Thiago Batista – Esporte Jundiaí