Para FPF, Paulista foi o 4º time que menos faltas cometeu na 1ª rodada da A-3 - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Para FPF, Paulista foi o 4º time que menos faltas cometeu na 1ª rodada da A-3

31/01/2017

Para FPF, Paulista foi o 4º time que menos faltas cometeu na 1ª rodada da A-3

O Paulista na primeira rodada da Série A-3 do Campeonato Estadual de futebol foi a quarta equipe que menos faltas cometeu: o time de Carlinhos Alves por 12 vezes parou os adversários da Inter de Limeira (derrota por 2 a 0) na base da falta. Curiosamente o time que mais faltas cometeu foi justamente o Leão de Limeira, que no sábado, contra o Galo parou 21 vezes com a falta.

Os dados são da Federação Paulista de Futebol através das súmulas, já que a equipe de arbitragem (principalmente o 4º árbitro) anota o número de faltas que cada time comete no jogo, e também o tempo que a bola rolou na partida, e o quando ficou parada. Mas segundo o comentarista de arbitragem da Rádio Difusora, e ex-árbitro profissional, Rafael Porcari, os números não são tão reais e explica. “O torcedor pode observar que na maior parte das vezes o quarto-árbitro (que é quem deve anotar) está preocupado com os outros afazeres em campo. Normalmente o número de faltas não bate com a realidade. Normalmente, no vestiário, quando não se há anotações reais, ajusta-se. Por exemplo: a cada 1 amarelo, 6 faltas. É complicado, mas é assim que funciona. Por economia, o quarto árbitro tem que fazer o scout, que realmente não bate. E não se cobra para que seja correto, pois o serviço é muito”, comentou.

No total, segundo a FPF, nos 10 jogos da 1ª rodada da A-3 foram 288 faltas anotadas, média de 29 por jogo, exatamente a mesma média da temporada passada toda.  Na parte disciplinar foram 55 cartões amarelo distribuídos, sendo que Desportivo Brasil e Flamengo com 5 amarelos foram que mais receberam. Diferente do Noroeste que não ganhou amarelos na rodada inaugural.  A média de 5,5 amarelos por jogo, ficou pouco acima da média do ano passado que foi de 5. O Paulista foi também o quarto time que menos amarelos recebeu na 1ª rodada: apenas dois. Portuguesa Santista, Olímpia e Flamengo de Guarulhos tiveram no final de semana passada um atleta expulso cada um.

Faltas cometidas
Menos cometem
Mais cometem
Rio Branco
9
Inter de Limeira
21
Taboão da Serra
10
Comercial
18
São José dos Campos
11
Monte Azul
17
Paulista
12
Catanduvense
17
Desportivo Brasil
12
Matonense
16
Portuguesa Santista
13
Olímpia
16
Noroeste
13
Atibaia
16
Independente
13
Nacional
16
Grêmio Osasco
14
Flamengo
15
Marília
14
São Carlos
15

Cartões amarelos
Mais receberam
Menos receberam
Noroeste
0
Desportivo Brasil
5
Independente
1
Flamengo
5
São Carlos
1
Inter de Limeira
4
Paulista
2
Marília
4
Matonense
2
Nacional
4
Catanduvense
2
Grêmio Osasco
3
Rio Branco
2
Monte Azul
3
São José dos Campos
2
Olímpia
3
Atibaia
3
Portuguesa Santista
3
Comercial
3
Taboão da Serra
3
1 cartão vermelho: Portuguesa Santista, Olímpia e Flamengo de Guarulhos

Thiago Batista – Esporte Jundiaí