Thiago Batista: Nesta 3ª feira começa Champions League (Liga dos Campeões) - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Thiago Batista: Nesta 3ª feira começa Champions League (Liga dos Campeões)

14/02/2017

Thiago Batista: Nesta 3ª feira começa Champions League (Liga dos Campeões)

Começa nesta terça-feira a UEFA Champions League (Liga dos Campeões da Europa, como também é conhecida aqui em nossa terra).  O que ocorreu na competição entre setembro e dezembro foi apenas uma fase protocolar da competição, já que após o sorteio das chaves, todos sabiam que iriam se classificar. Dos 16 considerados a se classificar da fase de grupos para as oitavas de final, apenas o Tottenham dançou (vaga ficou com Mônaco, que veio da fase qualificatório). Todos os outros 15 classificados passaram.

Para alguns ainda tivemos uma surpresa. PSG ficar em 2º no grupo A (Arsenal foi o 1º), Bayern de Munique terminar em 2º no grupo D (Atlético de Madrid foi o 1º), Real Madrid ficar em 2º do grupo F (Borussia Dortmund foi em 1º) e o Porto terminar em 2º do grupo G (Leicester foi o 1º).  Mas sabe qual a desvantagem que estes times que ficarem em segundo lugar em suas chaves tiveram: nenhuma. Para mim levaram é vantagem.

Pois pelo absurdo que é o regulamento da Champions League, agora nos confrontos eliminatórios entra o componente do gol qualificado como visitante. Ele pode definir a classificação, caso o confronto no placar agregado termine em empate. E o gol qualificado continua valendo caso ocorra a prorrogação o que é um absurdo. Exemplo: Real Madrid e Napoli empatam por 2 a 2 em Santiago Bernabéu e 2 a 2 em San Paolo, o confronto irá para prorrogação na Itália. No tempo extra, cada time marca um gol – ou seja, 1 a 1. Pênaltis? Não. Real Madrid classificado, pois para UEFA, o confronto em San Paolo terminou 3 a 3, e o time madrileno continua na competição pela regra do gol qualificado fora de casa.

Ou seja, quem joga a 2ª partida como visitante – e neste caso das oitavas de final são os times que ficaram em 2º lugar nos seus grupos, terão a vantagem, se disputarem uma prorrogação, de 30 minutos a mais de marcar um gol como visitante, o que os 1º colocados da chave não terão em hipótese nenhuma – apesar de jogarem em casa o confronto da volta, o que isso é muito relativo. Eu prefiro sempre jogar a 1ª partida como mandante e definir o duelo com uma goleada se possível.

Agora vamos ao mais importante, e aos palpites destas oitavas de final:
Manchester City x Mônaco – Manchester City apertado. Valerá aqui a questão da experiência de jogar Champions League, o que ocorre com os Citizens. Manchester ganha em casa por dois gols de diferença e perde na volta pela vantagem mínima.

Real Madrid x Napoli – Real Madrid definindo o confronto no jogo de ida. Time madrileno ganha por dois ou três de gols de vantagem, e no confronto de volta perde pelo placar que ainda sim será suficiente para avançar. Será confronto duro.

Benfica x Borussia Dortmund – Pelo atual momento, apostaria no Benfica. Acho muito irregular o Borussia Dortmund. Por jogar a 1ª em casa, o time português constrói o resultado, no qual será o suficiente para se classificar no duelo de volta.

Bayern de Munique x Arsenal – Talvez minha opinião será diferente da grande maioria. Acho o time do Arsenal mais confiável do que do Bayern de Munique neste momento. Gosto muito do ataque do time inglês e para mim o time alemão está muito pesado. No último jogo da Bundesliga, Carlo Ancelotti escalou Tiago, meio-campista na linha de ataque, com Muller e Lewandoski. Giroud está numa boa fase e para mim será decisivo no confronto.

Porto x Juventus – Um grande confronto destas oitavas de final. Aposto que cada time vencerá o confronto em casa, mas com o time italiano vencendo por mais gols quando jogar na sua casa.

PSG x Barcelona – Barcelona está numa crescente e Messi está começando novamente a decidir jogos. O PSG nesta temporada não tem o mesmo poder dos últimos anos, especialmente no ataque, já que não tem Ibrahimovic. Empate em Paris e vitória na Catalunha para o Barça.

Bayern Leverkusen x Atlético de Madrid – Aposta que os Colchoneros madrilenos vencem os dois jogos do confronto, apesar da fase irregular que vivem na temporada, mas tem um jogador para decidir: ele se chama Griezmann. Mas o Leverkusen não repete as boas atuações de 2015/16.

Sevilla x Leicester – Se fosse por desejo, gostaria do avanço do Leicester. Mas o Sevilla vai atropelar nos dois jogos, se bobear com duas goleadas.

PSG x Barcelona
14/fev – ter – 17h45 (EI MAXX)
8/mar – qua – 16h45 (Globo, Band e EIMAXX)
Benfica x Borussia Dortmund
14/fev – ter – 17h45 (EI MAXX2)
8/mar – qua – 16h45 (EI MAXX 2)
Real Madrid x Napoli
15/fev – qua – 17h45 (Band e EI MAXX)
7/mar – ter – 16h45 (EI MAXX)
Bayern de Munique x Arsenal
15/fev – qua – 17h45 (EI MAXX2)
7/mar – ter – 16h45 (EI MAXX2)
Manchester City x Mônaco
21/fev – ter – 16h45 (EI MAXX)
15/mar – qua – 16h45 (Band e EI MAXX)
Bayern Leverkusen x Atlético de Madrid
21/fev – ter – 16h45 (EI MAXX2)
15/mar – qua – 16h45 (EI MAXX 2)
Sevilla x Leicester
22/fev – qua – 16h45 (EI MAXX2)
14/mar – ter – 16h45 (EI MAXX 2)
Porto x Juventus
22/fev – qua – 16h45 (Band e EI MAXX)
14/mar – ter – 16h45 (EI MAXX)



Por Thiago Batista

Jornalista e idealizador do site Esporte Jundiaí