Ex-estagiário do Paulista está sendo avaliado para comandar a categoria sub-20 - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Ex-estagiário do Paulista está sendo avaliado para comandar a categoria sub-20

19/03/2017

Ex-estagiário do Paulista está sendo avaliado para comandar a categoria sub-20

Por Thiago Batista – Esporte Jundiaí
Fotos: Site oficial do Sport Club Atibaia e arquivo pessoal

O Paulista está próximo de definir o treinador da categoria sub-20 para a disputa do Campeonato Estadual. Ricardo Belli está comandando os treinamentos da equipe. Ele está sendo avaliado pela diretoria do clube (uma espécie de estágio), e caso seu trabalho agrade, ele deverá ser contratado para continuar o trabalho de Umberto Louzer, que teve como ápice a 3ª colocação na edição deste ano da Copa São Paulo de futebol júnior.

“O Ricardo Belli é uma pessoa que conheci a pouco tempo. Conhecia pouco tempo o trabalho dele, mas o William (Bittencourt) preparador físico conhecia e recomendou o trabalho dele. Ele trabalhou dois anos em Portugal. Estamos ainda que ele está em observação. Mas ele está já comandando os treinos da equipe. A gente está conhecendo o modo do trabalho dele e também ele conhecer o clube. Mas foi muito bem recomendado”, disse Antônio Carlos Nogueira de Sá Jr., o Juninho, gerente de futebol do Paulista.

Ricardo Belli ano passado na sua chegada ao Sport Club Atibaia.

Belli esteve no Jayme Cintra neste sábado, acompanhando a vitória do Paulista sobre o Independente de Limeira por 1 a 0. Ele esteve em uma das cabines do Jayme Cintra, ao lado de William Bittencourt, que será o preparador físico do sub-20. Bittencourt também está trabalhando com a equipe profissional como analista de desempenho.

A definição para efetivação ou não deverá acontecer até o começo de abril, já que o Estadual sub-20 somente tem inicio programado para 6 de maio.  A categoria sub-20 do Paulista na última sexta-feira enfrentou Amparo, em jogo-treino de três tempos. “Fizemos jogo-treino em Vinhedo, contra o time da 4ª divisão do Amparo. Foi um jogo muito bom, nós saímos com uma formação com garotada da Copa São Paulo e depois a gente colocou gente que está sendo avaliada. Alguns atletas do Amparo, quatro, inclusive um goleiro, devem começar a ser avaliados em Jundiaí na segunda-feira”, contou o gerente.

Ricardo trabalhando em jogo do Atibaia na Copa São Paulo deste ano.
Ricardo Belli – O treinador, atualmente com 30 anos e nascido em Vinhedo, começou a sua carreira em Jundiaí, em 2010, fazendo parte da comissão técnica de Fernando Diniz, na conquista da Copa Paulista, como estagiário e depois como auxiliar da equipe profissional. Em 2012, comandou o sub-20 do Guaçuano. No ano seguinte, na mesma categoria, dirigiu o Rio Branco, de Americana. Em 2013, Belli foi para Portugal fazer um mestrado em treino esportivo na Universidade de Coimbra. No mesmo ano, tirou a licença C no curso de treinador da UEFA.

Em Portugal, trabalhou nas equipes de juniores da Acadêmica de Coimbra e do Sport Lisboa e Marinha (time de Leria – onde foi campeão do Campeonato Distrital – espécie de Estadual da região). Em outubro do ano passado retornou ao Brasil, para dirigir o Atibaia na Copa São Paulo. Mas ele ficou apenas nos dois primeiros jogos do time, sendo demitido do cargo após a derrota para o Atlético Goianiense por 2 a 0.

Ricardo Belli, em 2010, quando fez parte da comissão técnica de Fernando Diniz, no Paulista
Em novembro do ano passado, na sua chegada ao Sport Club Atibaia, em entrevista ao site do time, Belli comentou como gosta que suas equipes atuem: “Meu estilo é ter uma equipe equilibrada, que sabe o que fazer quando tem a bola e quando não tem ela também. Tem que se comportar melhor ainda, então procuramos saber jogar em posse, mas ao mesmo tempo termos esse equilíbrio defensivo, até para fazer uma transição ataque e defesa. Uma equipe muito competitiva, essa é minha ideia”.