Flamengo enfrentará pela 1ª vez o Paulista na história. Mas Galo já atuou no Ninho - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Flamengo enfrentará pela 1ª vez o Paulista na história. Mas Galo já atuou no Ninho

02/03/2017

Flamengo enfrentará pela 1ª vez o Paulista na história. Mas Galo já atuou no Ninho

Neste domingo, o Paulista vai encarar o Flamengo de Guarulhos, clube tradicional das Séries A-2 e A-3 do futebol paulista no século 21 e que disputa regularmente a Copa Paulista. O torcedor do Galo pode estar tentando puxar na sua memória qual foi o último confronto entre ambos, e não consegue lembrar.... Pois simplesmente as duas equipes nunca se enfrentaram em uma competição profissional.  O confronto deste final de semana, pela 8ª rodada da “Terceirona” será o primeiro entre os dois times.

Mas não será a primeira vez que o Paulista atuará no Ninho do Corvo. O Galo esteve no Ninho do Corvo na primeira fase da Copa Paulista de 2011. Mais precisamente em 7 de agosto, quando enfrentou o time B do Corinthians e venceu por 2 a 1. Na época, o Timão firmou uma parceria com o Fla de Guarulhos, com atletas do Rubro-Negro guarulhense jogando a competição com a camisa corintiana na Copa Estadual. Na vitória de 2011, no Ninho do Corvo, o Paulista venceu de virada, com gols de Junior Alves (atualmente no São Caetano) – e foi expulso na reta final da partida, e Raphael Macena (defende agora a Luverdense).

Flamengo já atuou em Jundiaí – Segundo o site Corvopédia, o Flamengo de Guarulhos já enfrentou um time de Jundiaí na história do futebol profissional: foi o Paulistano de Jundiaí, clube que atuava nas últimas divisões do futebol paulista no fim dos anos 70 e começo dos anos 80. E nos duelos contra o Paulistano, o Fla leva vantagem: três vitórias e uma derrota. Em 1979, pela 5ª divisão do Paulistão, o Fla venceu em casa por 4 a 1 (19 de agosto), mas perdeu em Jundiaí por 3 a 1 (16 de setembro); e em 1980, o Rubro-Negro venceu os dois confrontos: 2 a 1 – tanto em Jundiaí (8 de junho) e em Guarulhos (21 de setembro).

História do Flamengo de Guarulhos - Fundado no dia 1º de julho 1954 por uma carioca chamada Guiomar Pereira Xavier, o Flamengo de Guarulhos foi durante mais de 20 anos, como amador, uma das forças do Campeonato Guarulhense de Futebol. Entre 1969 e 1977, a equipe foi heptcampeã do torneio. Os bons resultados levaram a diretoria do clube a filiar-se à Federação Paulista de Futebol.

A estreia no profissionalismo aconteceu na quinta divisão, em 1979 (ano que enfrentou o Paulistano de Jundiai). O time voltou ao amadorismo em 1981 e ganhou quatro títulos do Amador de Guarulhos entre 1994 e 1997 e foi campeão amador do Estado em 1996. Em 1998 voltou ao profissionalismo, sendo campeão da 5ª divisão estadual no ano seguinte. Não conseguindo o acesso a divisão superior em 1980, o clube pediu licença. A década 1990 ficou marcada pela construção do estádio do Flamengo, o Antonio Soares de Oliveira, cujo nome é uma homenagem a um ex-presidente da Liga Guarulhense de Futebol. O apelido do campo é Ninho do Corvo.  

Em 2000 foi campeão da 4ª divisão paulista, conquistado o acesso a A-3. Em 2001, o time conquistou o acesso a Série A-2 do Paulistão, onde ficou até  2005. O clube voltou a A-3 em 2006. A maior glória do Flamengo de Guarulhos foi em 2008, quando conquistou o título da “Terceirona” e participou da A-2 no ano seguinte. Quando esteve na A-2, o clube por três vezes ficou próximo do acesso a elite (anos de 2002, 2004 e 2009). Na “Segundona” ficou até 2010, e desde então disputa apenas a Série A-3 no Paulistão.

Thiago Batista – Esporte Jundiaí; foto: Arquivo – Paulista FC