Ligia Galbiati – atleta de rugby: Estamos aqui para quebrar paradigmas!!! - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Ligia Galbiati – atleta de rugby: Estamos aqui para quebrar paradigmas!!!

08/03/2017

Ligia Galbiati – atleta de rugby: Estamos aqui para quebrar paradigmas!!!


Por Ligia Galbiati – atleta de rugby do Wallys
Fotos: Divulgação

Quando falamos que jogamos rugby é muito comum ouvirmos: nossa, mas você é mulher, e não tem medo de se machucar?

Por ser um esporte de contato e associado à masculinidade, ainda hoje somos questionadas de por que jogarmos rugby. Afinal de contas, mulher que se suja, mulher cheia de hematomas, mulher de chuteira, mulher de unhas curtas, mulher musculosa? Isso não é atraente! Mas é exatamente por isso que a participação das mulheres nesse esporte é tão importante.

Estamos aqui para quebrar paradigmas e mostrar que mulher não é adereço, mulher não é bibelô, mulher não foi feita para embelezar o mundo, a existência da mulher não se resume a ser atraente para o sexo masculino, mulher não tem um papel delimitado na sociedade e mulher não é sexo frágil coisa nenhuma. Jogamos rugby porque amamos o esporte e isso não tem nada a ver com sexo biológico ou orientação sexual.

Infelizmente, além das dificuldades naturais enfrentadas por um esporte com pouca visibilidade no país, enfrentamos mais dificuldades por sermos mulheres praticando um esporte considerado masculino. Desde dificuldades financeiras, de suporte, divulgação, preconceito, até a objetificação dos nossos corpos, que ao invés de serem vistos simplesmente como corpos, são sexualizados, causando constrangimentos às jogadoras.

Mas não vamos nos deixar abater. O 8 de março, antes de ser um dia de comemoração, é um dia de luta. E nós estamos aqui para mostrar que não vamos voltar atrás nas nossas conquistas, e vamos lutar para conquistar cada vez mais o espaço que merecemos na sociedade e no rugby. Vai ter muito rugby de calcinha, sim!