Parque da Cidade de Jundiaí sedia domingo o 1º Encontro dos Esportes Radicais - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Parque da Cidade de Jundiaí sedia domingo o 1º Encontro dos Esportes Radicais

17/03/2017

Parque da Cidade de Jundiaí sedia domingo o 1º Encontro dos Esportes Radicais

Por Thiago Batista – Esporte Jundiaí
Foto: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Neste domingo (19/mar), o Parque da Cidade será palco para o 1º Encontro dos Esportes Radicais. O evento, que tem a parceria da DAE e Prefeitura de Jundiaí, será realizado das 10 às 15 horas, vai contar com atividades gratuitas para todas as idades, como apresentações de esportistas da região de skate, BMX, longboard, roller, slackline, oficina de skateboarding, sorteio de brindes e camisetas. O evento será realizado próximo à caixa d’água do Parque da Cidade, que fica na Rod. João Cereser, s/n – bairro dos Pinheirinhos.


O objetivo é difundir a interação cultural dos esportes radicais, valorizar os atletas locais e principalmente trabalhar a inclusão social, uma vez que vai ter a participação de atletas com deficiência, como Cristian Westemaier.

“Queremos lembrar que o esporte é uma das principais portas de entrada para a inclusão social. Além de incentivar que as pessoas com deficiência percebam que os limites são mais psicológicos que físicos”, enfatiza, um dos organizadores do evento, Marcello Maia, mais conhecido como Tchello.

Ainda de acordo com Marcello, durante as atividades, os atletas irão auxiliar os participantes, ensinando passo a passo como iniciar a prática esportiva. “A segurança é primordial e vale lembrar que em qualquer categoria ou modalidade será obrigatório o uso de capacete”, finaliza.

Com apenas 14 anos, Cristian Westemaier é um dos esportistas participantes do evento e exemplo de determinação. O garoto tem Artrogripose Múltipla Congênita (AMC), doença que contrai articulações, mas que não o impediu de iniciar na prática de diversos esportes como natação, atletismo, academia, ski na neve e skate.

Ainda no começo da adolescência, Cristian já conquistou mais de 80 medalhas e acredita que o evento é uma oportunidade para que as pessoas se unam por uma causa maior, o valor que o esporte oferece. “O encontro dá visibilidade ao esporte, ainda mais para pessoas com deficiência que ainda não têm na prática esportiva uma fonte para acreditar em si mesmo. O evento é para que crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência, um encontro entre as diversidades, para que se unam cada vez mais”, pondera.

Programação
9h – Concentração e início das orientações gerais
10h – Início das atividades
13h – Aquecimento funcional coletivo – a importância do alongamento antes de qualquer prática esportiva
14h – Apresentação de modalidades praticadas no Brasil
14h15 – Inscrições para sorteios
15h – Sorteio de brindes e camisetas