Rafael Porcari: Análise da arbitragem de Paulista 1 x 0 Independente - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Rafael Porcari: Análise da arbitragem de Paulista 1 x 0 Independente

19/03/2017

Rafael Porcari: Análise da arbitragem de Paulista 1 x 0 Independente

Por Rafael Porcari
Comentarista de arbitragem da Rádio Difusora – Jundiaí e ex-árbitro de futebol profissional


Dois jogos em um só? Quase isso. O texto abaixo se refere à arbitragem até os 83 minutos de jogo. Os minutos finais têm um parágrafo especial (por justiça ao que fez até o lance que será citado).

Jogo bem fácil para se apitar, sem lances polêmicos ou situações que merecessem maior atenção. O único “porém” foi aos 16 minutos do 2o tempo, quando ocorreu um “bololô” de jogadores pressionando o árbitro em um instante de desinteligência entre os atletas, mas nada além disso.

Fisicamente, correu bastante e se posicionou nos locais corretos do campo.

Tecnicamente muito bem, marcou as faltas acertadamente e soube fazer a leitura perfeita das vantagens.


Disciplinarmente, estava indo bem. Porém, com o jogo pouco faltoso no 1º tempo, acomodou-se e deixou de dar dois cartões amarelos: aos 16 minutos para Gut (Paulista) que fez falta dura em Dodô (Independente) e aos 37 minutos para Marcelo (Independente), que fez falta igualmente temerária em Euzébio (Paulista). No segundo tempo, sem problemas, com apenas a necessidade de um cartão a Brendon (Paulista) e outro a Maicon (Independente), ambos bem aplicados. Entretanto, um cartão vermelho não aplicado a Dodô (por agredir o gandula aos 38 minutos do segundo tempo).

O momento de desabono do árbitro: citei que merecia esse parágrafo pois aos 83 minutos de jogo, Dodô (Independente) esperava a bola ser reposta pelo gandula, que ficou fazendo cera. O jogador chutou a canela do gandula e arranjou uma grande confusão. O árbitro não expulsou o gandula e aplicou cartão amarelo ao atacante limeirense. Errou. Deveria excluir o gandula e expulsar o atleta (que posteriormente, ironizou os torcedores mandando beijinhos, não vistos pela arbitragem). Nos minutos finais da partida, errou em alguns lances e quase perde o controle da partida.

Repito: muito boa arbitragem até esse momento do jogo; depois deste vacilo, destoou.

Paulista x Independente
Gols: 1×0
Faltas: 18×12
Cartões Amarelos: 1×2
Cartões Vermelhos: 0x0
Público: 435 pessoas
Renda Bruta: R$ 5.810,00
Renda Líquida:- R$ 4.664,92