Domingo de estreias para os Ocelots. Time começa jogar a SPFL. 1º jogo é em Santos - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Domingo de estreias para os Ocelots. Time começa jogar a SPFL. 1º jogo é em Santos

24/03/2017

Domingo de estreias para os Ocelots. Time começa jogar a SPFL. 1º jogo é em Santos


Por Thiago Batista – Esporte Jundiaí
Fotos: Ocelots Futebol Americano / Arte Esporte Jundiaí e Thiago Batista (arquivo)

Os Ocelots Futebol Americano estreiam neste domingo na temporada. A equipe jundiaiense pela 1ª vez disputa a São Paulo Football League, carinhosamente apelidada de SPFL, o principal campeonato estadual do Brasil, já que reúne as principais equipes do estado de São Paulo na modalidade. O primeiro confronto será contra o “novato” Diadema Under Diamond, que nada mais a fusão do Diadema com o Underdogs – de ótimas recordações para Jundiaí. O confronto será no CT Meninos da Vila, em Santos (onde as categorias de base do Peixe mandam suas partidas), a partir das 10h da manhã. A rodada tem às 15h, Santos Tsunami e Mooca Destroyers.

Atual campeão da Taça Nove de Julho, em dezembro do ano passado, ao superar na época o Underdogs, os Ocelots mantiveram o técnico principal para esta temporada: Arthur Montagnoli. Ele espera uma partida complicada neste domingo. “Vamos enfrentar um adversário antigo que se uniu a um time desconhecido. Mas a gente acredita no nosso time. Os duelos contra o Underdogs sempre foram complicados”, contou. Mesma opinião tem o tight-end Zulu, campeão também da Nove no ano passado. “Nossa equipe deverá enfrentar um adversário duro, que passa por uma adaptação de combinar duas equipes, Underdogs e Diadema Diamonds. Eles agora juntam o que havia de melhor nas duas equipes, o que os torna fortes.”, afirmou. “O outro lado é que, quando existem mudanças tão grandes, é necessário um tempo de entrosamento, e podemos tirar vantagem disso”, completou Zulu.

Arthur Montagnoli é o head-coach dos Ocelots .
O time para este ano deverá apresentar novos sistemas de jogo para surpreender os adversários. “Estamos com novos sistemas de jogo, tanto no ataque quanto na defesa, portanto a ansiedade nesse caso é um grande fator para os jogadores”, disse o head-coach, como é chamado o cargo de treinador no futebol americano. Para o tight-end o fator estreia também pode pesar neste domingo. “Tenho certeza de que passaremos por isso nesse jogo. E com nova filosofia de jogo também teremos necessidade de um tempo para adaptação. Mas cabe a nossos atletas mais experientes conduzir a equipe para fora dessa zona de nervosismo para uma zona de conforto. E os nossos coaches, que possuem maior entendimento desse momento do jogo e, vendo de fora, devem manter o time nos eixos”.

Zulu é o tight-end do time jundiaiense.
Algumas peças importantes chegaram para a equipe em 2017, caso do running-back Thiago Barbieri, que retorna aos Ocelots. Outros que chegaram foram o corner-back Matheus Umbelino, o wide-receiver Renan Piloto, e o line-backer Rafael Piacci. Mas a base do time campeão da Taça Nove de Julho permaneceu. O sonho do time na SPFL é estar presentes nos playoffs. “Eu acredito nos playoffs. Somos capazes de chegar longe, mas como estamos com novos conceitos de jogo, isso pode atrapalhar o andamento esse ano”, disse Arthur. “Eu olho para nossos atletas, nosso sistema de jogo, e só consigo enxergar a nossa equipe na final Porém tudo dependerá do desenrolar do torneio. As outras equipes devem se desenvolver durante e serão adversários duros. Agora como pudemos acompanhar no SuperBowl 51 neste ano e ver que  no esporte tudo é possível”, disse Zulu.

Elenco dos Ocelots para o jogo deste domingo
A partida entre Ocelots e Diadema vale pelo grupo B da competição, que tem ainda São Paulo Storm, o Corinthians Steamrollers e o Palmeiras Locomotives. O primeiro jogo dos Ocelots em Jundiaí será no Jayme Cintra, no dia 9 de abril, contra o Corinthians. Na primeira fase, os clubes enfrentam apenas os oponentes da sua própria chave.

Os primeiros colocados de cada grupo avançam diretamente as semifinais – marcadas para 9 de julho, enquanto segundos e terceiros disputam as quartas de final – no dia 25 de junho. A decisão está programada para o dia 23 de julho. A competição nesta temporada terá a sua segunda edição. O atual campeão da SPFL é a Lusa Lions.

Tabela de jogos da 1ª fase da SPFL
Data
Cidade/Local
Primeiro jogo do dia
Segundo jogo do dia
12/mar
São Paulo - Canindé
Lusa Lions 35 x 7 Santos Tsunami
Corinthians Steamrollers 15 x 6 Palmeiras Locomotives
26/mar
Santos - Vila Belmiro
Ocelots x Diadema UD
Santos Tsunami x Mooca Destroyers
02/abr
Guarulhos
São Caetano Blue Birds x Lusa Lions
São Paulo Storm x Palmeiras Locomotives
09/abr
Jundiaí - Jayme Cintra
Ponte Preta Gorilas x Mooca Destroyers
Ocelots x Corinthians Steamrollers
22/abr
Diadema
Diadema UD x Corinthians Steamrollers
23/abr
Campinas - Moisés Lucarelli
Ponte Preta Gorilas x Santos   Tsunami
07/mai
Guarulhos
São Caetano Blue Birds x Santos Tsunami
São Paulo Storm x Diadema UD
14/mai
Jundiaí - A definir
Lusa Lions x Ponte Preta Gorilas
Ocelots x Palmeiras Locomotives
21/mai
São Paulo - Canindé
Lusa Lions x Mooca Destroyers
Corinthians Steamrollers x São Paulo Storms
04/jun
São Paulo - Rua Javari
Palmeiras Locomotives x Diadema UD
Mooca Destroyers x São Caetano Blue Birds
11/jun
São Caetano do Sul
São Paulo Storm x Ocelots
São Caetano Blue Birds x Ponte Preta Gorilas
Tabela dos playoffs da SPFL
Data
Fase
Confronto
25/jun
Quartas de final
2º colocado do grupo A x 3º colocado do grupo B
25/jun
Quartas de final
2º colocado do grupo B x 3º colocado do grupo A
09/jul
Semifinal
1º colocado do grupo A x Vencedor de 4ªs de final
09/jul
Semifinal
1º colocado do grupo B x Vencedor de 4ªs de final
23/jul
Final
Vencedor da semifinal x Vencedor da semifinal