Festival Regional Especial de Atletismo invade a pista do Bolão - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Festival Regional Especial de Atletismo invade a pista do Bolão

13/04/2017

Festival Regional Especial de Atletismo invade a pista do Bolão


Por Assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Fotos: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Nem o dia nublado tirou o entusiasmo dos 245 atletas especiais que, na manhã desta quarta-feira (12), participaram do Festival Regional Especial de Atletismo (Fera). Realizado pelo Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), o evento chega à sua 17ª edição e reúne participantes de 13 instituições e 12 cidades.

O prefeito Luiz Fernando Machado fez questão de marcar presença na abertura do Fera que, embora tradicional, surpreende a cada edição. “É impossível mensurar a importância deste evento para o Peama e todos municípios participantes. Acima de tudo, revela que o esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão social”, defende o prefeito.


Lynda Wayne Nascimento Magalhães compartilha da mesma opinião. Da arquibancada ela acompanha o desempenho de seu filho, o pequeno Alexandre, 12 anos, portador da Síndrome de Down e aluno Peama desde agosto do ano passado. “As mudanças no comportamento do Alexandre são visíveis. No começo ele até resistiu a participar, mas agora pede para que eu o traga às aulas. Estou muito feliz por ver toda esta evolução”, diz.

Organizador do Fera e professor do Peama, Rhonan Louro Rodrigues explica que o objetivo do festival é proporcionar a integração de pessoas com deficiência por meio da prática esportiva. “Para muito participantes este é o primeiro contato com o atletismo, modalidade que ajuda no aperfeiçoamento dos movimentos fundamentais como: correr, saltar, arremessar e lançar”, conclui.

O festival está dentro da filosofia do Peama de criar oportunidades para que todas as pessoas com deficiência possam desenvolver e desfrutar de quaisquer atividades seguindo os princípios de superação, determinação, integração e conquistas.

Os alunos da Escola Superior de Educação Física (Esef) participaram do Fera como apoiadores na organização e andamento do festival. O trabalho faz parte da vivência prática da disciplina Esporte Adaptado.


linha 2, célula 1 linha 2, célula 2