FPF solta lista da Copa Paulista. Queda deixa Galo fora em 2017 - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: FPF solta lista da Copa Paulista. Queda deixa Galo fora em 2017

28/04/2017

FPF solta lista da Copa Paulista. Queda deixa Galo fora em 2017


Por Thiago Batista – Esporte Jundiaí
Foto: Thiago Batista

A Federação Paulista de Futebol soltou na noite desta quinta-feira os grupos e o formato de disputa da Copa Paulista de 2017. E o Paulista pela 1ª vez em oito anos está fora do torneio. O motivo: o rebaixamento do clube para a 4ª divisão do Campeonato Estadual. O Galo também não participa da edição de 2018, já que durante a disputa da Copa Paulista ocorre o final da 1ª fase e toda reta final da “Quartona”.

23 times participam da competição. Serão sete clubes da Série A-1, sendo dois da Série A (São Paulo e Santos) e um da Série D (Red Bull Brasil); sete da Série A-2, entre eles Portuguesa e São Caetano e nove clubes da Série A-3. Os grupos do torneio não foram divulgados. O Paulista caso tivesse permanecido na Terceirona teria direito de disputar a competição, segundo a Federação Paulista de Futebol.

O Galo foi proibido de disputar a Copa Paulista, pois a competição é classificatória para a Série D do Brasileiro e Copa do Brasil (campeão escolhe qual torneio disputa e o vice fica com a vaga restante) e a CBF proíbe que clubes que disputem a 2ª divisão dos seus estaduais participem de torneios nacionais. Para a entidade que cuida do futebol no país a 2ª divisão do futebol paulista é a Quarta Divisão, já que a Federação Paulista numa manobra na metade dos anos 90 chama a Primeira Divisão as Séries A-1, A-2 e A-3.

Participantes da Copa Paulista:
Série A-1: Linense, Ferroviária, Osasco Audax, Mirassol, Red Bull Brasil, Santos e São Paulo
Série A-2: Portuguesa, São Caetano, Velo Clube, Juventus, Penapolense, Água Santa e Taubaté
Série A-3: Inter de Limeira, Portuguesa Santista, Taboão da Serra, Desportivo Brasil, Noroeste, Marília, Nacional, Rio Branco e Atibaia

Proposta do torneio:
1ª fase – 3 grupos com 7 ou 8 participantes. Jogos dentro da chave, em turno e returno
Classificam-se os 4 melhores de cada chave

2ª fase – 3 grupos com 4 clubes. Jogos dentro da chave, em turno e returno
Classificam-se os 2 melhores de cada chave, mais os 2 melhores terceiros colocados das três chaves

Playoffs – Quartas de final, semifinal e final – Melhor de duas partidas