Propaganda 1 - Cabeçalho - 340x92

FPF solta lista da Copa Paulista. Queda deixa Galo fora em 2017


Por Thiago Batista – Esporte Jundiaí
Foto: Thiago Batista

A Federação Paulista de Futebol soltou na noite desta quinta-feira os grupos e o formato de disputa da Copa Paulista de 2017. E o Paulista pela 1ª vez em oito anos está fora do torneio. O motivo: o rebaixamento do clube para a 4ª divisão do Campeonato Estadual. O Galo também não participa da edição de 2018, já que durante a disputa da Copa Paulista ocorre o final da 1ª fase e toda reta final da “Quartona”.

23 times participam da competição. Serão sete clubes da Série A-1, sendo dois da Série A (São Paulo e Santos) e um da Série D (Red Bull Brasil); sete da Série A-2, entre eles Portuguesa e São Caetano e nove clubes da Série A-3. Os grupos do torneio não foram divulgados. O Paulista caso tivesse permanecido na Terceirona teria direito de disputar a competição, segundo a Federação Paulista de Futebol.

O Galo foi proibido de disputar a Copa Paulista, pois a competição é classificatória para a Série D do Brasileiro e Copa do Brasil (campeão escolhe qual torneio disputa e o vice fica com a vaga restante) e a CBF proíbe que clubes que disputem a 2ª divisão dos seus estaduais participem de torneios nacionais. Para a entidade que cuida do futebol no país a 2ª divisão do futebol paulista é a Quarta Divisão, já que a Federação Paulista numa manobra na metade dos anos 90 chama a Primeira Divisão as Séries A-1, A-2 e A-3.

Participantes da Copa Paulista:
Série A-1: Linense, Ferroviária, Osasco Audax, Mirassol, Red Bull Brasil, Santos e São Paulo
Série A-2: Portuguesa, São Caetano, Velo Clube, Juventus, Penapolense, Água Santa e Taubaté
Série A-3: Inter de Limeira, Portuguesa Santista, Taboão da Serra, Desportivo Brasil, Noroeste, Marília, Nacional, Rio Branco e Atibaia

Proposta do torneio:
1ª fase – 3 grupos com 7 ou 8 participantes. Jogos dentro da chave, em turno e returno
Classificam-se os 4 melhores de cada chave

2ª fase – 3 grupos com 4 clubes. Jogos dentro da chave, em turno e returno
Classificam-se os 2 melhores de cada chave, mais os 2 melhores terceiros colocados das três chaves

Playoffs – Quartas de final, semifinal e final – Melhor de duas partidas
FPF solta lista da Copa Paulista. Queda deixa Galo fora em 2017 FPF solta lista da Copa Paulista. Queda deixa Galo fora em 2017 Reviewed by Thiago Batista de Olim on 4/28/2017 01:56:00 PM Rating: 5

Anuncie aqui