Galo sofre “muitas quedas” com o descenso deste final de semana - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Galo sofre “muitas quedas” com o descenso deste final de semana

09/04/2017

Galo sofre “muitas quedas” com o descenso deste final de semana


Por Thiago Batista – Esporte Jundiaí

O Paulista não sofreu um rebaixamento neste domingo. O Galo pode-se dizer que sofreu três rebaixamentos de uma só vez. Dentro de campo, o Tricolor foi rebaixado da Terceira para Quarta Divisão do Campeonato Estadual (ou para a FPF da Série A-3 da Primeira Divisão para a Segunda Divisão do Campeonato Paulista). O Tricolor sofre mais duas quedas.

A primeira já será sentida este ano, e terá efeito continuo em 2018. O Galo pela primeira vez perde o direito de jogar a Copa Paulista. Em 2017 ele está proibido de disputar o torneio com a queda, segundo resolução da presidência da FPF de nº 061/2017, no item 6.

“Não poderão participar deste campeonato os Clubes que sofrerem descenso no Campeonato Paulista de Futebol Profissional da Série A3 de 2017 para a Segunda Divisão de 2018”, diz a norma.

A Copa Paulista é destinada para clubes do futebol profissional que disputam a chamada Primeira Divisão do Campeonato Paulista, composta pelos times das Séries A-1, A-2 e A-3. Como a Quarta Divisão Estadual é de abril até dezembro, nenhum clube desta série disputa a Copa Paulista, e assim o Paulista também está fora do torneio estadual em 2018. No próximo ano, o calendário profissional do Tricolor somente terá a Quarta Divisão Estadual e a partir da primeira semana de abril (campeonato de 2017 começou neste final de semana).

A outra consequência grave da queda do Paulista, é que o clube em 2018 disputará na categoria sub-20 o Campeonato Paulista da 2ª divisão, e não mais da 1ª divisão, como vai ocorrer este ano. A explicação é simples. O Paulista da 1ª divisão é para clubes das Séries A-1, A-2 e A-3, enquanto o da 2ª divisão é para os clubes que jogam a 4ª divisão estadual. O Galo começa em maio a jogar o Paulista da 1ª divisão, já que nesta temporada fez parte da Série A-3, e mesmo que seja o campeão, sofrerá o “descenso” no sub-20.

Uma informação recebida pela reportagem do Esporte Jundiaí com uma pessoa ligada ao futebol, é que com a queda o Galo também não tem mais direito de jogar a Copa São Paulo de futebol junior, caso seja integrante da 4ª divisão paulista. A exceção seria se Jundiaí fosse sede de um dos grupos da Copinha.