Thiago Batista: Nem a Copa do Nordeste serve para os clubes. Imagine os Estaduais.... - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Thiago Batista: Nem a Copa do Nordeste serve para os clubes. Imagine os Estaduais....

25/04/2017

Thiago Batista: Nem a Copa do Nordeste serve para os clubes. Imagine os Estaduais....

Por Thiago Batista - Jornalista – criador e responsável pelo site Esporte Jundiaí

Estive lendo o Blog do Torcedor do Site NE 10 – faz parte do grupo Jornal do Commercio, e uma matéria me chamou a atenção. O presidente do Sport, Evandro Carvalho detonou, mas detonou e muito a Copa do Nordeste, além do Estadual de Pernambuco. Palavras dele: “A Federação sabe que no momento em que é feito o rateiro (das receitas) o que sobra é irrisório. O que o Sport recebe por jogo não paga nem o bicho, nem no Pernambucano nem na Copa do Nordeste. Alguma coisa está errada e precisa ser feita para dar lucro aos clubes”. Ou seja, aquela história que o Nordestão é rentável para os clubes é pura balela.

Sempre achei a Copa do Nordeste algo insignificante, por valer muito pouco. Até ano passado, valia um pouquinho por dar vaga na Copa Sul-Americana. Agora o torneio nordestino vale uma vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil – que convenhamos muito pouco. E a competição tem jogos muito insignificantes, do mesmo nível que a gente reclama de 90% das partidas dos Estaduais.  

O torcedor não é bobo e mostra isso na média de público. A competição tem média de 4.259 torcedores por jogo. Isso que temos grandes torcidas no torneio, como o próprio Sport, além de Santa Cruz, Bahia e Vitória que farão semifinais entre times do mesmo estado. A média de público vai aumentar em virtude dos clássicos estaduais mexerem muito com as regiões. Os “jogos” serão maiores que o torneio, pode ter certeza.

O maior público pagante da Copa do Nordeste é do confronto Sport e Campinense, com 17.884 pagantes. Não tivemos uma partida entre as 68 já disputada com mais de 20mil torcedores. Somente três jogos superaram a marca de 10mil torcedores. Sucesso o torneio? Um verdadeiro fracasso. 11 jogos tiveram menos de mil pagantes. Ainda tivemos entre estes 11, dois jogos com menos de cem pagantes: Juazeirense-BA x River-PI com 92 pagantes e o fantástico Uniclinic-CE 0 x 9 Náutico, com 73 pagantes. Um jogo que tem um time vencendo por 9 gols o rival, mostra o quanto é fraco o torneio.... Ah se fossem nos Estaduais, a gente bateria ainda mais fácil.