Propaganda 1 - Cabeçalho - 340x92

Após incertezas, sub-11 e 13 do Paulista estreiam neste domingo no Estadual

Atletas do sub-11 e 13 do Paulista durante um treino escutam orientações de Laisy Scardazzi, volante da seleção brasileira feminina sub-20.
Por Thiago Batista – Esporte Jundiaí
Foto: Divulgação – comissão técnica do sub-11 e 13 do Paulista FC

Neste domingo começa o Campeonato Estadual de futebol sub-11 e 13 para o Paulista. O Galinho enfrenta o Juventus, na Rua Javari, em rodada que começa às 9h da manhã. A equipe será comandada por Hélio Ângelo Junior, o Juninho, que está no cargo desde 2015 e ano passado levou as duas categorias aos playoffs (sub-11 foi eliminado nas oitavas de final e o sub-13 foi quadrifinalista). Para este ano a preparação começou tarde devido às incertezas.

“A preparação das duas equipes começou tarde este ano, em março, devido à indecisão se participaria ou não do campeonato e também se eu continuaria ou não. O sub-13 está melhor preparado, sendo que grande parte dos atletas estavam comigo já em 2015. O sub-11 provavelmente terá mais dificuldade pelo fato de ser uma equipe quase que totalmente nova, porque preparamos a equipe desde a metade de 2016, mas chegou este ano e vários pais levaram seus filhos para outras equipes. Mesmo com esse problema, conseguimos encontrar meninos de qualidade para montar uma equipe competitiva, talvez sofra um pouco no início mas tem tudo para representar bem o Paulista no torneio. As dificuldades que tivemos para com a preparação foi a demora para iniciar os treinamentos e o desligamento de alguns atletas sub-11”, contou.

O Paulista na primeira fase está no grupo 3 que além do Juventus, tem São José, Amparo, Corinthians, Palmeiras, Guarani (jogará em Itatiba), Guarulhos e Atibaia. Uma chave considerada difícil pelo treinador do Galinho. “Nosso grupo é considerado o mais forte e o mais difícil, enfrentaremos equipes grandes e também equipes com muita tradição nas categorias de base”, contou. Nas duas categorias, os times se enfrentam dentro da chave em turno e returno, com os quatro melhores avançando as oitavas de final.

Sobre resultados na competição, o treinador prefere avaliar o desempenho do atleta. “Claro que todos querem resultados, mas eu entendo que agora o melhor resultado é a evolução de cada garoto. Por exemplo, os meninos do sub-13 hoje estão muito melhores de quando eram sub-11 e esse é o nosso trabalho, fazer eles aprimorarem seus fundamentos e dar oportunidades e instrução para que eles evoluam dentro e fora do futebol”, afirmou.

Novidades no sub-11 – Na categoria até 11 anos a grande novidade será refletida dentro de campo. O conselho técnico do torneio determinou a redução para nove jogadores (oito de linha mais o goleiro). A parada técnica de três minutos por tempo segue para o sub-11, que ainda terá, obrigatoriamente, o cumprimento entre os jogadores e a comissão técnica dos times adversários no início e ao término das partidas.

Ainda nessa categoria, as substituições serão livres, ou seja, os atletas podem entrar e sair de campo quantas vezes for necessário, mas sempre que a bola estiver parada. A redução no tamanho dos gols (5x2,2m) e do gramado (50x72m) da última temporada continua. As equipes que não jogaram em 2016 receberão as fitas para demarcação do campo. O treinador do Paulista comentou sobre estas mudanças.

“Foram feitas mais algumas alterações na categoria sub-11. Além do campo reduzido e traves reduzidas já colocadas em 2016, no qual achei muito válido a diminuição do gol, este ano implantaram o número reduzido de atletas para o jogo, sendo oito na linha mais o goleiro. E o atleta que sair da partida poderá retornar ao jogo, Como acontece no futsal. Sobre a saída e entrada do atleta achei legal porém isso talvez tire a oportunidade de outro atleta que esteja no banco entrar na partida. Sobre o número de jogadores, não gostei. O jogo fica mais parecido com um futebol society maior, do que com o próprio futebol de campo. Ainda estamos nos adaptando, até poruqe devido alguns atletas estudarem de manhã e outros a tarde,  só consigo reunir toda equipe no sábado”, contou.

Local de jogos do Paulista – O Paulista tinha intenção de mandar suas partidas no centro esportivo Romão de Souza. Mas dias antes da vistoria oficial da Federação Paulista, atos de vandalismo, especialmente nos vestiários, fizeram a entidade do futebol paulista vetar o local para partidas. No momento, o Galo marcou suas partidas para o Jayme Cintra, mas tentará uma liberação do Romão de Souza nos próximos dias e transferias as partidas com seu mando para o centro esportivo da Colônia.

Tabela de jogos do Paulista na 1ª fase no Estadual sub-11 e 13
21/mai – dom – Juventus (F)
28/mai – dom – São José (C)
4/jun – dom – Guarani (F)
11/jun – dom – Corinthians (C)
18/jun – dom – Amparo (F)
2/jul – dom – Palmeiras (C)
30/jul – dom – Guarulhos (C)
6/ago – dom – Atibaia (F)
13/ago – dom – Juventus (C)
20/ago – dom – São José (F)
27/ago – dom – Guarani (C)
3/set – dom – Corinthians (F)
7/set – qui – Amparo (C)
17/set – dom – Palmeiras (F)
24/set – dom – Guarulhos (F)
1/out – dom – Atibaia (C)
Após incertezas, sub-11 e 13 do Paulista estreiam neste domingo no Estadual Após incertezas, sub-11 e 13 do Paulista estreiam neste domingo no Estadual Reviewed by Thiago Batista de Olim on 5/18/2017 03:09:00 PM Rating: 5

Anuncie aqui