Árbitros da Federação Paulista participam de simulado do teste físico no Bolão - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Árbitros da Federação Paulista participam de simulado do teste físico no Bolão

26/05/2017

Árbitros da Federação Paulista participam de simulado do teste físico no Bolão


Por Thiago Batista – Esporte Jundiaí
Fotos: Thiago Batista

A pista do Bolão recebeu nesta sexta-feira cerca de 120 árbitros da Federação Paulista de Futebol para um simulado do teste físico da arbitragem, na qual os profissionais do apito e das bandeiras passam todos os anos. O simulado ocorreu devido a mudanças nos testes, seguindo orientações da FIFA.


Segundo José Henrique de Carvalho, presidente da Comissão de arbitragem da FPF, a iniciativa é para os árbitros sentirem o novo teste.  “É um trabalho para eles conhecerem como é a avaliação”. No novo teste, os árbitros e assistentes devem fazer 40 tiros de 75 metros em 15 segundos e andar 25 metros por 25 segundos. “Antigamente eles tinham que dar 20 tiros de 150 metros em 30 segundos e andar 50 metros por 40 segundos”, contou. O teste ainda tem 6 tiros de velocidade, onde o árbitro tem que correr 40 metros em 6 segundos.


Nos testes da arbitragem, cerca de 80 a 85% dos avaliados são aprovados. Os 15% restantes ainda tem uma segunda chance, o re-teste, onde a metade consegue a aprovação final. Jundiaí no dia 14 de julho receberá o re-teste, com a pista do Bolão sendo novamente utilizada para os árbitros e auxiliares mostrarem que estão aptos para atuar no futebol paulista e brasileiro.