Propaganda 1 - Cabeçalho - 340x92

Dia do Desafio é lançado no SESC Jundiaí com objetivo de aumentar a atividade física


Por Thiago Batista – Esporte Jundiaí
Fotos: Thiago Batista

Foi lançado nesta segunda-feira a edição de número 23 do Dia do Desafio na América do Sul. O evento foi na unidade de Jundiaí, do SESC. O mote nesta temporada para o Dia do Desafio é aumentar a prática da atividade física no país, e que não seja apenas no dia do evento – 31 de maio, e que as pessoas possam praticar todos os dias a atividade física. Nomes importantes do esporte estiveram presentes no evento, casos do ex-jogadores de futebol Edmilson e Ademir da Guia e o ex-atleta do vôlei Nalbert, campeão olímpico em 2004.


Nalbert, que foi o mestre de cerimônias, tem um caso bastante familiar de uma pessoa que teve como desafio perder peso, para melhorar a sua saúde: a sua esposa, a atriz Amandha Lee. Em 2012, ela interpretou a personagem Margarida, em “Vidas em Jogo”, na TV Record, onde ganhou 28kg. O papel veio a Amandha após a sua primeira gestação quando surgiu o papel da cozinheira gordinha. Ao fim da trama, retomou os exercícios físicos, mas logo engravidou novamente. Só em 2012, ela conseguiu chegar ao seu peso ideal, que mantém até hoje.


“Desafio é comigo mesmo. Em casa, o desafio que ela teve, e tem sempre, porque todas as mulheres estão se desafiando para ficar mais bonitas e magras. Mas a vida do atleta é um desafio constante, competição e se desafiar gera motivação e espero que as pessoas entendam no Dia do Desafio, é legal que envolve muita gente, competindo, e se dando qualidade de vida, e isso que é o mais legal”, contou o atual comentarista de vôlei do Sportv.


Ademir da Guia, meia que atuou no Palmeiras nos anos 60 e 70, até hoje mantém a sua forma, sempre jogando pelas equipes másters do Palmeiras, seleção paulista e seleção brasileira. Na época que jogava ele era tachado como falso lento. “O mais difícil é jogar sem correr. Mas se tem a técnica e noção boa fica mais fácil. Eu tive oportunidade de jogar em grande time, e no futebol importante é o conjunto”, disse Ademir. “A gente tem tido vários convites, eu acho que participar é muito bom, poder passar algumas coisas que vivemos no esporte é importante. O esporte é importante para todas pessoas praticar. Eu comecei com 10 anos natação e aos 15 fui para natação e me dedico até hoje ao esporte. Continuo que é importante minha saúde”, completou.


Edmílson, zagueiro e volante campeão mundial pela seleção brasileira em 2002, sabe da importância do seu papel no estímulo das pessoas em pratica a atividade física. “Tá virando a moda as pessoas praticar esporte em academia, para se sentir bem, não apenas para saúde, e é legal que são feitas bastantes ações com ex-atletas. Acho importante, o Brasil usa pouco seus grandes ídolos, casos de Ademir da Guia e Nalbert e tem sentimento de ídolo, de referência e por serem exemplo”, disse. “A nossa principal mensagem é que o esporte ele pode reeducar, dar regras e disciplina as pessoas, coisas que dentro do dia-a-dia não absolvem os valores”, completou.


Jundiaí pelo terceiro ano seguido vai se auto-desafiar (competir contra ela mesma, e não contra uma cidade). Mas para o gestor de Esportes e Lazer da Prefeitura, Luiz Trientini, o desafio na cidade é diário. “Para Jundiaí o lançamento é importante, porque a cidade tem a intenção de ser um referência em políticas públicas de esporte e atividade física”, disse. “O auto-desafio é o primeiro ponto, desafio a outra cidade não é a questão de vencer ou perder. A gente tem que transmitir a mensagem da importância de praticar atividade física. Aqui a gente pretende-se auto-desafiar todos os dias”, completou.



Dia do Desafio - Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. O evento é uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and  Culture Association) e da UNESCO e é realizado pelas prefeituras com apoio das secretarias estaduais, ONGS, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições. Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos com o objetivo de reduzir o sedentarismo no mundo. A edição deste ano ocorre no dia 31 de maio. 


Dia do Desafio é lançado no SESC Jundiaí com objetivo de aumentar a atividade física Dia do Desafio é lançado no SESC Jundiaí com objetivo de aumentar a atividade física Reviewed by Thiago Batista de Olim on 5/08/2017 05:14:00 PM Rating: 5

Anuncie aqui