Thiago Batista: O importante é medalha dos Jogos Regionais ou um trabalho de um ano? - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Thiago Batista: O importante é medalha dos Jogos Regionais ou um trabalho de um ano?

23/05/2017

Thiago Batista: O importante é medalha dos Jogos Regionais ou um trabalho de um ano?

Por Thiago Batista – Jornalista e responsável pelo Esporte Jundiaí

A decisão de Jundiaí em não participar dos Jogos Regionais nesta temporada, pegou muita gente de surpresa nesta semana e vem causando polêmica. Muitos acreditam que a atitude tomada pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer foi equivocada, e outros acertada. Mas eu gostaria de aprofundar a questão, sair da “caixinha” Jogos Regionais e deixar ela mais ampla: é mais importante disputar uma competição de uma semana – caso dos Jogos Regionais, ou é interessante participar de um campeonato que dure o ano inteiro, onde seu atleta/equipe participe de jogos a cada semana ou 15 dias que seja?

Nenhum trabalho seja em qualquer área – esporte, televisão, vendas, publicidade, administração, medicina, advocacia, não pode ser avaliado por apenas uma semana. Nenhum. Se sou contra demitir treinador por apenas dois jogos, não posso avaliar o trabalho de esporte de uma cidade por disputar apenas uma competição que dura uma semana.

Eu não gosto de tachar de um atleta de ruim se ele foi mal nas Olimpíadas e não pegou pódio, mesmo tendo conquistado 20 campeonatos nacionais e 2 títulos mundiais ao longo da carreira. A gente tem que avaliar um competidor ou uma equipe é bom ou ruim por um período longo, e não período curto de uma semana.

No meu ponto de vista, é muito mais importante uma equipe, o esporte de uma cidade participar de competições ao longo de uma temporada, do que exclusivamente um torneio que dura uma semana. Pois a avaliação se um trabalho é bom ou ruim no esporte, seja em qualquer nível, tem que ser visto a longo prazo. Eu se fosse gestor de uma equipe ficaria mais feliz se um time que comandasse conquistasse o título de um campeonato regional do que a medalha de ouro dos Jogos Regionais. E os Regionais a cada ano o seu nível vem caindo. Algumas vezes, uma equipe na sua modalidade entrar nos Regionais com medalha garantida (já ocorreu com Jundiaí em temporadas passadas inclusive).

O que uma cidade não pode fazer é simplesmente apagar o esporte da sua pasta, e não ter nenhum tipo de trabalho ao longo do ano. Se for para fazer um sacrifício aqui, para realizar um trabalho de toda uma temporada, vale. E um município tem que priorizar os atletas da sua cidade, e não ajudar as pessoas de fora.