Jogos da Juventude: Abertura reúne delegações e dirigentes no Watal Ishibashi - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Jogos da Juventude: Abertura reúne delegações e dirigentes no Watal Ishibashi

24/06/2017

Jogos da Juventude: Abertura reúne delegações e dirigentes no Watal Ishibashi


Por Thiago Batista – Esporte Jundiaí / Foto: Divulgação – Prefeitura de Presidente Prudente

A abertura da 34ª edição dos Jogos Abertos da Juventude reuniu famílias, jovens, autoridades e delegações no ginásio Watal Ishibashi na noite deste sábado. A competição é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente e Secretaria Municipal de Esportes (Semepp). A disputa reúne até 2 de julho e reunira 4 mil atletas de 15 a 18 anos de 14 delegações que representam 170 cidades do estado. Jundiaí é a cidade da região que estará participando, levando 7 equipes: atletismo masculino e feminino, handebol masculino e feminino, basquete feminino, futsal masculino e damas mista.


A solenidade de abertura contou com as apresentações do hino nacional e do hino de Presidente Prudente, realizadas por integrantes da Escola Municipal das Artes. Um momento de grande emoção foi a entrada do atleta paralímpico Gustavo Henrique Faria Araújo, carregando a tocha dos Jogos e, logo depois, mantendo a tradição de acender a pira. Gustavo conquistou o primeiro lugar no 4 x100 rasos e quinto lugar nos 100 metros rasos, nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. O atleta Arthur Brito, do handebol, foi campeão dos Jogos Regionais de 2013,2014 e 2015, e fez o juramento em nome dos atletas. O público que assistiu à abertura vibrou com a apresentação de street dance do grupo Ruas de Fogo. O encerramento da solenidade ocorreu com a apresentação de seis atletas da equipe de ginástica rítmica da seleção brasileira juvenil, resultado da parceria com do Sesc Thermas de Presidente Prudente


O prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho participou do evento ao lado do secretário-adjunto de esporte, lazer e juventude do Estado de São Paulo, Silvia Garcia Júnior e de outras autoridades, como o secretário municipal de esportes de Prudente e medalhista olimpico Claudinei Quirino.

“Eu já fui campeão de basquete há 30 anos, e o esporte foi muito importante na minha vida, assim como também é para vocês. Espero que vocês se sintam acolhidos, que participem com entusiasmo e que se lembrem que é bom vencer, mas participar é muito importante também”, disse o prefeito em seu discurso.


Segundo o secretário municipal de esportes e medalhista olímpico, Claudinei Quirino, os Jogos da Juventude são a maior competição do Brasil para atletas de 15 a 18 anos de idade. " A competição representa uma grande oportunidade de revelar talentos em 15 modalidades: atletismo, basquetebol, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez. Por ser sede, Prudente participará de todas as modalidades", disse.