Bola oval: Em casa, Ocelots estreia na Liga Nacional no domingo contra o Juiz de Fora - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Bola oval: Em casa, Ocelots estreia na Liga Nacional no domingo contra o Juiz de Fora

14/07/2017

Bola oval: Em casa, Ocelots estreia na Liga Nacional no domingo contra o Juiz de Fora


O ano de 2017 vem sendo importante para o Ocelots Futebol Americano. A equipe estreou na São Paulo Football League, onde está nas semifinais. Mas no domingo – 16 de julho, será uma das datas mais importantes na história do clube: a equipe fará a sua primeira partida em competição nacional na sua vida. Em casa, no centro esportivo Benedito de Lima, que deverá receber um grande público, o time jundiaiense encara o Juiz de Fora Imperadores, a partir das 10h da manhã. E para a partida, os Ocelots terá retornos importantes.

O clube não fez contratações para o torneio. Alguns atletas retornam ao elenco, caso de Icaro Cieni, que estava no exterior, novamente volta a Jundiaí para defender a camisa dos Ocelots na posição de tight-end. O jogo será o início de uma maratona para equipe jundiaiense, que na semana seguinte, no dia 22, encara o Corinthians Steamrollers, pela semifinal da SPFL, e depois no final de semana de 29 e 30 de julho, os Ocelots encaram o Palmeiras, fora de casa.

O rival deste domingo, o Juiz de Fora Imperadores, contratou dois jogadores para o torneio. Para a linha ofensiva, a equipe acertou com Ítalo Mingoni, ex-Minas Locomotiva. Na posição de quarterback, a equipe mineira acertou a contratação do americano Casey KC Frost. Casey  de 30 anos, participou de programas de televisão e atuou em propaganda de uma escola de inglês e de uma marca de cerveja, onde contracenou com o lutador Anderson Silva. Casey tem muita experiência na bola oval, onde atuou nos EUA pela equipe da Faculdade de Dartmouth, é já atuou no Brasil por Flamengo, Corinthians e Pouso Alegre, No currículo ele tem dois títulos brasileiros.

A competição – 40 equipes participam do torneio, que é uma espécie de Série B do Campeonato Brasileiro da modalidade (a Série A da bola oval nacional é a BFA). Os times foram divididos em quatro conferências: Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Na Conferência Nordeste, são 2 grupos de 5 times, que são geridas de forma independente e não há o cruzamento em nenhum momento com outras conferências.  O campeão da região nordeste conquista o acesso a Conferência Nordeste da BFA.

A Conferência Sul tem 10 equipes – 2 grupos de 5 times. A Conferência Centro-Oeste tem 5 agremiações, que formam um único grupo. A Conferência Sudeste tem 15 clubes – 3 grupos de 5 equipes. Os jogos na 1ª fase são entre equipes do mesmo grupo, em turno único. Se classificam aos playoffs, os dois primeiros de cada chave. Os dois classificados da Conferência Centro-Oeste e os dois melhores no geral do Sudeste avançam direto as quartas de final, enquanto os demais disputariam o wild-card, as oitavas de final do futebol americano. Toda a fase de playoffs é disputada em jogo único. Quem vencer os confrontos semifinais, além de garantir presença no Nacional Bowl, conquista o acesso.

Os Ocelots na primeira fase estão no grupo D, que tem além do Juiz de Fora, o Betim Bulldogs, Macaé Oilers e o Palmeiras Locomotives. Pelo regulamento, a equipe jundiaiense fará duas partidas em casa e duas como visitante.

Tabela de jogos do grupo D
16/jul – 10h - Ocelots x Juiz de Fora, Betim x Palmeiras
30/jul – 10h – Juiz de Fora x Macaé
20/ago – 10h – Juiz de Fora x Palmeiras
20/ago – 14h – Macaé x Betim
3/set – 10h – Betim x Imperadores
3/set – 14h – Macaé x Ocelots
16 ou 17/set – Ocelots x Betim, Palmeiras x Macaé
Em data a ser definida  – Palmeiras x Ocelots

Liga Nacional de Futebol Americano
Conferência Centro-Oeste
Grupo A - Brasília Alligators / Brasília Leões de Judá / Brasília Templários / Rondonópolis Hawks / Sorriso Hornets

Conferência Sudeste
Grupo B - Botafogo Challengers / Jaboticabal Defenders / Ponte Preta Gorilas / Rio Preto Weilers / Uberlândia Lobos
Grupo C - Fluminense Guerreiros / Mooca Destroyers / Piracicaba Cane Cutters / Sorocaba Vipers / Volta Redonda Falcons
Grupo D - Betim Bulldogs / Juiz de Fora Imperadores / Macaé Oilers / Jundiaí Ocelots / Palmeiras Locomotives

Conferência Sul
Grupo E - Curitiba Lions / Foz do Iguaçu Black Sharks / Joinville Gladiators / Jaraguá Breakers / Maringá Pyros
Grupo F - Bento Gonçalves Snakes / Gaspar Black Hawks / Criciúma Miners / Porto Alegre Gorillas / São Leopoldo Mustangs

Conferência Nordeste (conhecida como Liga Nordeste)
Grupo Norte - Olinda Sharks / Arcoverde Templários / Natal Scorpions / São Luis Sharks / Roma Gladiadores
Grupo Sul - Caruaru Wolves / Petrolina Carrancas / Maceió Marechais / Sergipe Redentores / Recife Apaches