Sorocaba apresenta a CBB local onde pode funcionar o centro de excelência de basquete - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Sorocaba apresenta a CBB local onde pode funcionar o centro de excelência de basquete

25/07/2017

Sorocaba apresenta a CBB local onde pode funcionar o centro de excelência de basquete


A reunião entre diretoria da CBB, representantes da Secretaria de Esportes de Sorocaba e da Liga Sorocabana de Basquete (que participa do NBB – o Campeonato Brasileiro da modalidade) ocorreu nesta terça-feira, em Sorocaba. O diretor executivo, Marcelo Souza e o diretor internacional, Marcelo Maffia Franchin vieram do Rio de Janeiro, onde fica a sede da CBB, para participar da conversa. No encontro foi mostrado o interesse de Sorocaba em receber o centro de excelência de basquete na cidade. O projeto inicialmente poderia ser em Jundiaí, já que reuniões sobre o assunto foram tratadas, inclusive com a visita do novo presidente da CBB, Guy Peixoto, no último dia 5 de abril, ao prefeito Luiz Fernando Machado.

O Secretário de Esportes e Lazer, Simei Lamarca, mostrou interesse durante a reunião e até sugeriu um local. "Imagina um Centro de Excelência construído ao lado da Arena futsal em Sorocaba? Isso movimentaria a cidade, poderíamos nos tornar referência no basquete", disse o secretário, em entrevista ao site da Liga Sorocabana (LSB).

Os representantes da confederação comentaram também sobre o potencial de Sorocaba para receber o Centro. "A gente sabe do potencial de Sorocaba, é uma cidade estratégica, aqui o basquete tem história", falou o diretor executivo também ao site da Liga Sorocabana.

Na noite desta terça-feira, o Esporte Jundiaí conversou com Rinaldo Nascimento, diretor da Liga Sorocabana. Ele participou da reunião. “Foi uma boa reunião, a gente mostrou interesse para trazer a Sorocaba, através da LSB, que vem merecendo essa conquista, mas tem que respeitar que Jundiaí está na frente”, contou.

“A gente, eu Rinaldo Rodrigues, procurou a CBB, chamou eles para conversar para entender melhor e se alguma coisa não ocorrer em Jundiaí e trazer para cada. Seria um prêmio para Sorocaba por tudo que fazemos no basquete da região nos últimos 20 anos. Sorocaba está preparado para receber o centro de excelência, mas respeitando a decisão da CBB”, completou.  ‘Nosso secretário nos atendeu bem, a nossa região vai ganhar com isso, independente se for em Jundiaí ou Sorocaba, quem tem a ganhar é a região”, finalizou.

Em nota enviada no começo da tarde desta terça-feira, a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer da Prefeitura de Jundiaí informou que o município tem pleno interesse em assegurar a instalação do centro de excelência de basquete. Segundo a Unidade de Gestão de Esporte, neste momento, o projeto entregue pela Fundação para Pesquisa em Arquitetura em Ambiente (Fupam) à administração municipal passa por ajustes técnicos. Sobre a carta de intenção, a Prefeitura diz que ainda não recebeu, mas que o prefeito da cidade está aberto para receber diretores da CBB assim que desejarem. A Prefeitura de Jundiaí ainda diz que reafirma o compromisso com diálogo junto aos órgãos envolvidos para a viabilização do centro de excelência, bem como a disposição em auxiliar nas demandas de responsabilidade do município no que compete ao projeto.

Foto: Divulgação – Liga Sorocabana de Basquete