Thiago Batista: Barcelona está igual a seleção do Dunga de 2010.... - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Thiago Batista: Barcelona está igual a seleção do Dunga de 2010....

17/08/2017

Thiago Batista: Barcelona está igual a seleção do Dunga de 2010....


Quem acompanhou os dois jogos do Barcelona contra o Real Madrid pela Supercopa da Espanha notou a equipe catalã com nível muito abaixo do que apresentou nos últimos anos, e com o time não conseguindo dar um gás necessário. E se pegamos a faixa etária da equipe base titular, o Barça sofrerá muito nesta temporada. Alguns jogadores com mais de 30 anos, e a maioria dos 11 está acima dos 26 anos.

Vamos lá: Mascherano e Iniesta tem 33 anos. Piqué, Messi e Suarez tem 30. Ráktic e Busquets tem 29 anos. Jordi Alba já tem 28 e o Alexi Vidal tem 27. E contratam reforços acima dos 27 anos, caso do Paulinho, que já tem 29. Da chamada base titular jovens são o goleiro Ter Stegen – já tem 25 anos, e Deulofeu, atacante que tem 23 anos. Mas Deulofeu pode perder a vaga para Arda Turan, que tem .... 30 anos. A média de idade do Barça atualmente varia entre os 28 anos. Muito alta para os padrões futebolísticos de hoje. Em 2010, quando o Brasil caiu nas quartas de final da Copa do Mundo era uma seleção envelhecida que sofreu com problemas físicos: média de idade variando os 29 anos.

O grande rival do Barcelona, o Real Madrid é um exemplo de equipe que consegue misturar experiência com juventude. Se os catalães tem um da espinha dorsal titular abaixo dos 25 anos, o Real tem um zagueiro abaixo dos 25 – Varane com 25 e um lateral com 25 anos – Carvajal; um meio-campista exatamente com 25 anos – Casemiro; e muito provavelmente um jogador ofensivo na faixa dos 25 anos – Isco (considero que Benzema será reserva desta equipe).

Em um futebol cada vez mais físico e veloz, ter uma equipe considerada “velha” pode ser fatal nas pretensões. O tempo chega. E a conta infelizmente para o Barcelona encantador chegou. Se as mudanças, que terão de ser feitas em curso, não forem feitas a tempo, o time catalão pode ser um fiasco muito grande no ano, de fazer campanha decepcionante na Liga dos Campeões, e para mim corre o risco de nem conseguir a vaga na Champions League da temporada seguinte – pois a bola que está jogando não vai conseguir classificação nem para a Liga Europa...

Foto: Divulgação – FC Barcelona