Com “Bombadão”, pista do Bolão foi sede do teste físico de arbitragem da FIFA - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Com “Bombadão”, pista do Bolão foi sede do teste físico de arbitragem da FIFA

05/09/2017

Com “Bombadão”, pista do Bolão foi sede do teste físico de arbitragem da FIFA


Na manhã desta segunda-feira, a pista de atletismo do Bolão foi sede do teste físico de arbitragem da FIFA, aos árbitros e assistentes brasileiros que tem o escudo da federação que cuida do esporte no mundo. Estes profissionais podem apitar jogos internacionais, como as eliminatórias da Copa do Mundo, Copa Libertadores e Copa Sul-Americana. Cerca de 40 árbitros e assistentes estiveram participando.


Árbitros conhecidos do torcedor brasileiro estiveram presentes, caso do árbitro gaúcho Anderson Daronco, conhecido como o “Bombadão”, Raphael Klauss - de São Paulo – famoso por expulsar o goleiro Cássio na temporada passada por cera no Allianz Parque no clássico Corinthians e Palmeiras, o também paulista Luiz Flávio de Oliveira – irmão do comentarista da TV Globo – Paulo César de Oliveira, e o mineiro Ricardo Marques Ribeiro, que ficou conhecido recentemente por ter “comemorado” a sua atuação após apitar o final do jogo São Paulo e Grêmio, no mês passado.


A atividade fez parte da programação do 14º Curso RAP-FIFA para árbitros de elite, evento organizado pela Escola Nacional de Arbitragem (ENAF) que acontece até o próximo dia 8 (sexta-feira), em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo. O RAP (Abreviação da expressão em inglês Referees Assistance Programme ou Programa de Assistência para Árbitros), reunirá todo o quadro de árbitros FIFA nacional.


Nos testes desta segunda-feira, apenas dois árbitros foram reprovados, 5% dos participantes. O grupo passou por atividades que avaliaram a velocidade e a resistência dos participantes, e dão um panorama do condicionamento físico atual dos donos do apito.


Entre terça até sexta-feira em Águas de Lindoia, os árbitros e árbitros assistentes dão início à programação do Curso RAP. Durante quatro dias, eles terão aulas práticas e teóricas com instrutores internacionais e nacionais, sob a supervisão do uruguaio Jorge Larrionda, instrutor técnico da FIFA e membro da Comissão de Árbitros da Conmebol.


A lista de participantes do 14º Curso RAP-FIFA
Anderson Daronco - RS
Alessandro Álvaro Rocha de Matos - BA
Dewson Fernando Freitas da Silva - PE
Bruno Boschilia - PR
Luiz Flávio de Oliveira - GO
Bruno Raphael Pires - GO
Raphael Claus - SP
Danilo Ricardo Simon Manis - SP
Ricardo Marques Ribeiro - SP
Fabricio Vilarinho da Silva - GO
Rodolpho Toski Marques - PR
Guilherme Dias Camilo - MG
Wagner Magalhães - RJ
Kleber Lúcio Gil - SC
Wilton Pereira Sampaio - MG
Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa - RJ

Cláudio Francisco Lima e Silva - SE
Clóvis Amaral da Silva - PE
Eduardo Tomaz de Aquino Valadão - PA
Elicarlos Franco de Oliveira - BA
Flavio Rodrigues de Souza - PR
Luiz Claudio Regazone - RJ
Rafael Traci - SP
Miguel Cataneo Ribeiro da Costa - SP
Rodrigo Batista Raposo – SP
Rafael da Silva Alves -RS
Vinicius Gonçalves Dias Araújo - SP
Rogerio Pablos Zanardo - SP
Victor Hugo Imazu dos Santos -PR
Deborah Cecília Cruz Correia -PR
Márcia Bezerra Lopes Caetano - RO
Edina Alves Batista -DF
Neuza Inês Back -SC
Regildenia de Holanda Moura -RJ
Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo -SP
Rejane Caetano da Silva - GO
Katiuscia da Mota Lima - SP
Daiane Caroline Muniz do Santos - MS
Thayslane de Melo Costa - SE
Leila Naiara Moreira da Cruz- DF









Fotos: Divulgação - SAFESP