Rugby passa a fazer parte das modalidades esportivas nas escolas de Jundiaí - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Rugby passa a fazer parte das modalidades esportivas nas escolas de Jundiaí

23/10/2017

Rugby passa a fazer parte das modalidades esportivas nas escolas de Jundiaí


Os alunos da escola municipal Aparecido Garcia, no Jardim Martins, dividiram a quadra nesta sexta-feira com jogadores profissionais de Rugby. A modalidade esportiva é uma das novidades levadas pela Unidade de Gestão de Educação para as EMEBs, com o intuito de ampliar o conhecimento das crianças. Cerca de 200 estudantes jogaram com Cleber Dias, mais conhecido como Gelado, titular da Seleção Brasileira de Rugby, e com os atletas Henry Machado, Pedro Montenegro e Rafael Schiavon, jogadores do Wally’s Rugby.

“Estamos incentivando a prática de outros esportes coletivos, para além de ampliar o conhecimento dos alunos do sistema, enfatizar o trabalho com valores como respeito e cuidado com o outro. Fizemos uma parceria com o Instituto CCR e, neste semestre, os professores passaram por formação. A ideia é, futuramente, fazer um festival com as crianças”, informou o supervisor de educação física da UGE, Leandro Thomazini.

O coordenador de desenvolvimento da seleção brasileira de rugby, Arnaldo Montenegro, responsável pelo desenvolvimento do projeto, o qual tem aprovação do Ministério do Esporte, observou que Jundiaí foi incluída na iniciativa para massificar a modalidade. “Estamos formando professores para que eles possam apresentar novas ferramentas para as crianças. Nesta segunda-feira, teremos um workshop. Os educadores também receberam bolas e vão ganhar um kit de material e uma plataforma digital, que contém uma sequência pedagógica de atividades para o bimestre. Esse esporte tem muitos princípios e queremos divulgá-lo”, enfatizou.

Luciana Alves Lobato, de 11 anos, aprovou a nova modalidade. “Eu conheci aqui na escola e gostei muito. Jogar com profissionais está sendo muito legal. Estou muito feliz”, comentou. Para a diretora da escola, Claudete Formis, a nova experiência é importante para os alunos. “Eles estão bastante envolvidos. Essa prática esportiva tem um potencial grande de humanização das crianças”.

Foto: Divulgação – Prefeitura de Jundiaí