Copa SP 2018: Como foram na temporada os rivais que o Paulista terá pela frente na 1ª fase - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Copa SP 2018: Como foram na temporada os rivais que o Paulista terá pela frente na 1ª fase

23/11/2017

Copa SP 2018: Como foram na temporada os rivais que o Paulista terá pela frente na 1ª fase


O Paulista conheceu nesta quarta-feira os seus adversários na primeira fase da Copa São Paulo de futebol junior. O time jundiaiense faz parte do grupo 20 da edição de 2018, e terá pela frente o RB Brasil, São José de Porto Alegre e o Avaí-SC. O Esporte Jundiaí apresenta o desempenho de cada um dos três rivais do Paulista neste grupo 20 da Copa São Paulo ao longo da temporada, em competições sub-19 e sub-20.

Avaí-SC
O Azul e Branco de Florianópolis na categoria sub-20 nesta temporada conquistou um título e um vice em torneios estaduais e foi semifinalista de uma importante competição nacional.

O Avaí venceu no último dia 5 de novembro, o Estadual sub-20, ao superar a Chapecoense-SC na final, ao vencer fora de casa, por 2 a 0, mas perder, em casa, por 2 a 0, com o placar agregado da final terminando 2 a 2, com o Avaí levando o título pela melhor campanha ao longo do torneio. O Avaí teve campanha quase perfeita no Catarinense: dos 11 jogos que disputou venceu 10 e perdeu um apenas (justamente o 2º jogo da final, mesmo assim conseguindo o título), marcando 32 gols e sofrendo apenas 9. No Catarinense sub-20, o Avaí teve dois artilheiros: Getúlio e Jean Hebert, ambos marcando 7 gols cada um. Caio Fernando, foi o 4ª maior goleador do torneio, com 5 gols.

No primeiro semestre, o Avaí jogou a Copa Santa Catarina sub-20, organizada pela Federação Catarinense de Futebol, no qual foi vice-campeão. Na final, em jogo único, o Azul e Branco perdeu para o Criciúma, por 2 a 0. A campanha na Copa Santa Catarina foi de 14 jogos, com 8 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, marcando 24 gols e sofrendo 12. Getúlio foi o destaque ofensivo do time no torneio com 4 gols anotados, ficando no top-5 da artilharia.

Também no primeiro semestre, o Avaí jogou a Copa do Brasil sub-20 e terminou entre os 4 melhores times da competição organizada pela CBF. Nesta competição eliminou na 1ª fase o Grêmio com duas vitórias (2 a 1 – em casa, 3 a 0 – fora), o Fluminense nas oitavas de final também com dois êxitos (2 a 1 – em casa, 3 a 1 – fora) e o Palmeiras nas quartas de final – na ida 4 a 1 – em casa, e na volta derrota por 3 a 1, em São José dos Campos, mas vaga garantida ao ganhar o agregado por 5 a 4. Nas semifinais, o rival foi o Flamengo, e o Avaí perdeu o jogo de ida por 2 a 0 – fora de casa, e na volta, na Ressacada, o empate por 2 a 2 eliminou o Leão da Ilha do torneio. Na Copa do Brasil sub-20, Vitor da Silva foi vice-artilheiro com 5 gols, com Lineker, terminando no top-4 dos goleadores com 4 gols.

Números na temporada (em competições da Federação Catarinense):
37 jogos - 23 vitórias – 3 empates – 7 derrotas – 73 gols marcados – 32 gols sofridos

São José de Porto Alegre
O Zequinha neste momento está disputando a semifinal da Copa Estadual sub-19, organizada pela Federação Gaúcha, onde enfrenta a partir desta sexta-feira, o Brasil de Pelotas, em melhor de duas partidas. O primeiro jogo da série será no CT Fraata, em Pelotas, a partir das 15h30, com o segundo confronto na segunda-feira, no gramado sintético do Passo D’ Areia, a partir das 15h30. A outra semifinal do torneio tem Soledade (clube da cidade que deu origem ao clube) e Inter de Porto Alegre. Na Copa Estadual sub-19, o São José teve a melhor campanha do grupo A na primeira fase com 22 pontos de 24 possíveis. Na segunda fase de grupos, o Zequinha somou 16 de 18 pontos possíveis, garantindo com tranquilidade sua vaga aos playoffs. Nas quartas de final, o São José encarou o Sport Club Doze Horas, clube amador do bairro de Partenon, de Porto Alegre, e empatou o primeiro jogo, na casa do rival (0 a 0) e venceu na partida de volta (2 a 1) garantindo a vaga na semifinal.

No primeiro semestre, o São José participou do Campeonato Estadual sub-20, chegando até as semifinais. O Zequinha na competição, teve a melhor campanha da 1ª fase, sem sofrer uma derrota em 12 jogos (8 vitórias e 4 empates). Nas quartas de final do Estadual sub-20, o São José superou o Lajeadense, apenas nos pênaltis (4 a 3), após cada time, na sua casa, vencer por 1 a 0. Nas semifinais, o São José caiu para o Inter, com uma derrota, fora de casa, na ida, por 4 a 0; e na volta, venceu em casa, por 2 a 0, mas não foi o suficiente para impedir o Colorado de ir a decisão (4 a 2 no agregado da semifinal) e depois conquistar o título sobre o Aimoré.

Números na temporada (em competições da Federação Gaúcha):
32 jogos - 23 vitórias – 7 empates – 2 derrotas – 63 gols marcados – 20 gols sofridos

RB Brasil
O Touro participou de maio até outubro do Campeonato Estadual sub-20, sendo inclusive adversário do Paulista na primeira fase. O RB Brasil na primeira fase terminou em 3º lugar no grupo 3 com apenas uma derrota em 22 jogos – foram 11 vitórias e 10 empates. Contra o Galo (que ficou em 7º na chave com 10 vitórias, 4 empates e 8 derrotas), na fase de grupos, o Touro venceu os dois jogos: 3 a 1, em casa, e 1 a 0, em Jundiaí. Nas oitavas de final, o Touro encarou o São Paulo, e nada deu certo: derrota por 4 a 0, em Jarinu, e 2 a 0, em Cotia – 6 a no agregado.

Durante o ano, o RB Brasil com atletas até 19 anos participou de outras duas competições internacionais: em maio, venceu a Volksbank Cup, que ocorreu na Alemanha, com 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota. O título foi conquistado sobre o Hamburgo-ALE, nos pênaltis (7 a 6), após empate sem gols. Em abril, o Touro participou da Dallas Cup, nos Estados Unidos, e caiu logo na primeira fase com campanha de uma vitória, um empate e uma derrota.

Mas o Red Bull para a Copa São Paulo terá um novo treinador. Isto porque Pablo Fernandez, agora será agora auxiliar da equipe profissional. Pablo neste final de ano também fará parte da comissão técnica sub-20 na Copa de Seleções Estaduais, a partir da próxima quarta-feira. O Touro também será representado dentro das quatro linhas – o goleiro Jordan, o meia Pedro Naressi e o atacante Hiago foram convocados e estão participando da preparação.

Números na temporada (Estadual sub-20 + Volskbank Cup e Dallas Cup):
33 jogos - 16 vitórias – 12 empates – 5 derrotas – 58 gols marcados – 39 gols sofridos

Paulista
O Paulista nesta reta final do ano está participando da Copa Ouro sub-19, onde está classificado as semifinais. Na fase de classificação, o Galinho, venceu os cinco jogos que disputou. Na última quarta-feira, o time jundiaiense, no Romão de Souza, venceu o Real Cubatense por 14 a 0.

Entre maio e outubro, o Tricolor disputou o Estadual sub-20, onde terminou em 7º lugar no grupo 3, não avançando aos playoffs.  Nas duas competições, o Paulista é comandado por Sérgio Caetano. Da Copa Ouro para o Estadual estão jogando com regularidade o goleiro Allan, o zagueiro Evandro, o “polivalente” Daniel, o volante Falcão, os meias Gil e Adame, e o centroavante Luizianel.

Números na temporada (Estadual sub-20 + Copa Ouro sub-19):
27 jogos – 15 vitórias – 4 empates – 8 derrotas – 59 gols marcados – 24 gols sofridos