Vôlei feminino de Itupeva é uma das 4 modalidades a representar região nos Abertos - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Vôlei feminino de Itupeva é uma das 4 modalidades a representar região nos Abertos

16/11/2017

Vôlei feminino de Itupeva é uma das 4 modalidades a representar região nos Abertos


O vôlei feminino de Itupeva faz sua estreia nos Jogos Abertos do Interior neste sábado. A equipe conquistou a vaga depois de ficar com o vice-campeonato na 61ª edição dos Jogos Regionais, disputada em julho, em Sorocaba, e é uma das quatro categorias itupevenses que se classificou para a competição. Itupeva estreia contra Limeira, às 10h, no ginásio Paulo Cheidde, em São Bernardo do Campo. No domingo, às 11h30, o time enfrenta São José dos Campos, no EC Nacional, em Santo André.

A vaga para a competição estadual dependeu do ótimo resultado da equipe, que chegou para os Jogos Regionais de 2017 com um grupo que, mesmo para a disputa da categoria até 21 anos, era bastante jovem e inexperiente, com média de idade de 17 anos e com atletas que faziam sua primeira grande competição. Ao fim do torneio, no entanto, o time não só se sagrou vice-campeão como também conquistou o respeito dos adversários, graças à boa atuação de todo o conjunto.

A técnica do time, Adriana Arista Silva, explica que, a princípio, o objetivo era disputar a competição na categoria adulto, já que o time já estava disputando a Copa Sindvôlei e a Copa Itatiba, mas por questões de disponibilidade de atletas, decidiu investir nas mais jovens. “No fim, isso se mostrou uma decisão acertada. Mesmo com a média de idade sendo de 17 anos, tivemos uma conquista surpreendente, vencendo cidades tradicionais e fortes e terminando como vice-campeãs”, avalia.

Ao bom resultado, a técnica atribuiu o trabalho de base que é realizado em Itupeva pela secretaria de Esportes e Lazer e não esconde o orgulho de ver as alunas se destacando: “É uma satisfação muito grande ver meninas que começaram na escolinha e agora tem condições de jogar de igual para igual contra times mais fortes. Para isso o trabalho de base é importante, é a partir dele que sai uma equipe de competição como consequência natural do treinamento”.

A técnica ainda aponta a importância da disputa dos Jogos Abertos, que já revelou atletas que se profissionalizaram e conquistaram medalhas em competições pelo mundo e nos Jogos Olímpicos. “Serve de vitrine também, tem alunas que se destacam e podem até chamar a atenção de algum grande clube”.

Com 19 anos, Larissa Bueno é a jogadora mais velha do elenco e comemorou muito a classificação nos Jogos Regionais: “Ser vice-campeã num campeonato deste porte foi uma experiência inexplicável. Sendo a mais velha da equipe a gente sempre carrega um peso a mais nas costas, porém a equipe foi muito unida em todos os momentos, fazendo com que tivéssemos um excelente resultado”. A vitória, inclusive, serve de motivação para a próxima competição: “Sabemos que nos Jogos Abertos será um pouco mais difícil, por conta de possuir as melhores equipes do estado, mas estamos muito confiantes, vamos dar nosso melhor dentro de quadra, com união e total concentração. Espero que façamos um ótimo campeonato”.

Sobre os Jogos Abertos - É a maior competição deste segmento na América Latina, conta com aproximadamente 15 mil atletas participantes. Nomes como Diego Hypólito, Jadel Gregório, Hugo Hoyama, Hortência,  Magic Paula e Fabiana Murer foram revelados nos Jogos. A competição é organizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, em parceria com a cidade sede, que esse ano são cinco: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires.

Para se classificar para os Jogos Abertos, as cidades do estado participaram dos Jogos Regionais em oito regiões distintas, que classificaram campeão e vice de cada modalidade. Itupeva se classificou em vôlei feminino sub-21, futsal masculino sub-21, karatê e atletismo ACD.

O evento será disputado de 15 a 25 de novembro. A abertura está marcada para o dia 17, às 19h, no Ginásio Paulo Cheidde (Baetão), em São Bernardo. O encerramento do evento acontece dia 26, às 9h, no Complexo Esportivo no Pedro Dell’Antonia, em Santo André.


Fotos: Divulgação - Prefeitura de Itupeva