Após caso Heltton Matheus, regulamento da Copa SP irá punir clube que tenha “gato” - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Após caso Heltton Matheus, regulamento da Copa SP irá punir clube que tenha “gato”

05/12/2017

Após caso Heltton Matheus, regulamento da Copa SP irá punir clube que tenha “gato”

Helton Mattheus atuou na Copa São Paulo deste ano como o nome de Brendon Matheus no Paulista
Nesta semana a Federação Paulista de Futebol divulgou o regulamento da Copa São Paulo de futebol junior de 2018. E depois de toda a polêmica da edição deste ano, envolvendo o Paulista de Jundiaí e o caso do zagueiro Heltton Matheus Rodrigues, que jogou com o documento de Brendon Matheus, a Federação Paulista, organizadora do torneio, determinou dura punição para o clube que utilizar de um atleta com idade adulterado ou documento falso, o famoso “gato”.

A partir de agora, o clube que for pego usando “gato”, será eliminado da edição vigente do torneio e ficará impedido de disputar a competição nos próximos cinco anos. Isto está previsto no artigo 25 do regulamento. A mudança, segundo a entidade, visa atribuir responsabilidade maior aos clubes, que são responsáveis pelas informações apresentadas por seus atletas.

No caso do Paulista, o time foi punido com a perda na vaga na final, herdada pelo Batatais, que havia sido derrotado na semifinal, mas apto a jogar a edição de 2018. Caso este artigo já estivesse previsto em 2017, o Paulista seria impedido de jogar a Copinha de 2018 até 2022.

Também será excluída do torneio de 2018 e ficar de fora das próximas cinco edições da Copa São Paulo, a equipe que provocar distúrbios ou agressões físicas durante a partida, segundo o artigo 29 da competição.  O regulamento da Copinha tem como curiosidades, a suspensão por um jogo de um atleta a cada dois cartões amarelos. Os clubes até o dia 2 de janeiro deverão informar via sistema online da Federação Paulista de Futebol a lista de 25 jogadores aptos a disputar o torneio, com numeração fixa. Está mantida para 2018, em cada partida, um treinador pode efetuar seis mudanças na sua equipe, em até três atos – sem contar o intervalo. Mas novamente cada time poderá em um jogo levar apenas 7 atletas ao banco de reservas.  


Segundo o regulamento a competição terá a disputa da 1ª fase entre 2 e 10 de janeiro, às trigésima-segundas de final entre 11 e 12 de janeiro, às décimas-sextas de final entre 13 e 14 de janeiro, às oitavas de final entre 15 e 16 de janeiro, às quartas de final entre 18 e 19 de janeiro, as semifinais no dia 22 de janeiro e a decisão no dia 25 de janeiro.