Liga Jundiaiense divulga como devem ser os formatos do Amador na próxima temporada - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Liga Jundiaiense divulga como devem ser os formatos do Amador na próxima temporada

12/12/2017

Liga Jundiaiense divulga como devem ser os formatos do Amador na próxima temporada


A Liga Jundiaiense de Futebol divulgou a reportagem do Esporte Jundiaí nesta terça-feira como pretende que sejam disputados os campeonatos das Séries A e B do Campeonato Amador na próxima temporada. A entidade deseja a Série A com 20 clubes e a Série B com no máximo 28 times.

Série A
1ª fase – 2 grupos de 10 times. Os confrontos seriam entre as equipes do grupo A versus grupo B, em turno único. Passam a Série Ouro os 4 melhores de cada chave. Do 5º ao 8º disputariam a Série Prata. 9º e 10º de cada chave seriam rebaixados.

2ª fase / Série Ouro – 2 grupos de 4 times, com as equipes se enfrentando dentro da chave em turno único. 1º colocado de cada grupo avança a decisão.

2ª fase / Série Prata – 2 grupos de 4 times, com as equipes se enfrentando dentro da chave em turno único. 1º colocado de cada grupo avança a decisão.

Final / Série Ouro – 1º colocado de cada grupo na 2ª fase da Série Ouro. Disputa em melhor de dois jogos, sem vantagem para os times (igualdade no placar agregado, a decisão irá para os pênaltis)

Final / Série Prata – 1º colocado de cada grupo na 2ª fase da Série Prata. Disputa em melhor de dois jogos, sem vantagem para os times (igualdade no placar agregado, a decisão irá para os pênaltis)

Série B
1ª fase – 4 grupos de 7 times. Os confrontos seriam entre as equipes da própria chave e os 3 melhores de cada grupo avançam a 2ª fase.

2ª fase – 2 grupos de 6 times. Os confrontos seriam entre as equipes da própria chave e os 2 melhores de cada grupo avançam as semifinais e conquistam já o acesso.

Semifinais e finais – Disputa em melhor de dois jogos, sem vantagem para os times (igualdade no placar agregado, a decisão irá para os pênaltis)

Segundo a entidade, a medida visa diminuir a quantidade de jogos. A Liga em 2018 já sabe que terá dificuldades em montar o calendário em virtude da Copa do Mundo e Eleições Presidenciaveis, que podem fazer o torneio perder algumas datas. Em 2017, na Série A o clube campeão fará 22 jogos e como este novo formato o time vencedor fará no máximo 15 jogos.

A Liga Jundiaiense pretende que o Amador da Série B começar um ou dois meses antes da Série A, se possível já no mês de março. A entidade pede para que os clubes das duas séries, especialmente da Série A acertem suas situações com a Liga até sexta-feira, sob o risco de não atuar no Amador em 2018.