Maior campeão brasileiro e amador de Jundiaí em atividade tem mesmo nome: Palmeiras - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Maior campeão brasileiro e amador de Jundiaí em atividade tem mesmo nome: Palmeiras

18/12/2017

Maior campeão brasileiro e amador de Jundiaí em atividade tem mesmo nome: Palmeiras


Ter o nome do seu clube a palavra Palmeiras pode significar ser o maior. O clube de Palestra Itália como do Medeiros tem muitas semelhantes: cor e escudo, e agora serem os maiores campeões dos torneios mais importantes que disputam todo ano. O Palmeiras de Palestra Itália é o maior campeão brasileiro em atividade, enquanto o Palmeiras do Medeiros é o maior campeão amador de Jundiaí em atividade.

O Palmeiras, de Oberdan Catani, Dudu, Ademir da Guia, Evair, Edmundo e Gabriel Jesus por nove vezes faturou o título nacional do brasil. Foram dois títulos da Taça Brasil – 1960 e 1967 e um Torneio Roberto Gomes Pedrosa – em 1967, conquistadas nas quais a CBF reconheceu em 2010 como títulos brasileiros. Com o nome de Campeonato Brasileiro, o Verdão de Palestra Itália faturou seis vezes: 1969, 1972, 1973, 1993, 1994 e 2016. Com nove títulos brasileiros, o Palmeiras tem um de vantagem sobre o Santos, 2º colocado (6 como Taça Brasil, 1 como Torneio Roberto Gomes Pedrosa e 2 como Campeonato Brasileiro), e dois sobre o Corinthians, 3º colocado (7 conquistas, todas como Campeonato Brasileiro).

O Palmeiras do Medeiros, de Seu Barrica, Vado, Marcão, Morato e Diego Fernandes faturou pela sétima vez a Série A do Campeonato Amador de Jundiaí neste domingo. O Verdão do Medeiros venceu em 1976, 1978, 1993, 2007, 2008, 2013 e agora 2017. Com a conquista deste domingo, entre os clubes em atividade que jogam as Séries A ou B do Amador, o alviverde é agora o maior vencedor, com sete conquistas, deixando o Estrela, em 2º com 6 títulos. Cruzeiro da Maringá fecha o top-3 entre os clubes em atividade com 4 conquistas.

Por muito pouco a história de 1993 não se repetiu em 2017, quando os dois clubes chamado Palmeiras foram campeões dos torneios mais importantes. O alviverde de Palestra Itália venceu o Campeonato Brasileiro (além do Campeonato Paulista na mesma temporada), enquanto o Verdão do Medeiros faturou o Campeonato Amador de Jundiaí. Este ano, o Palmeiras de São Paulo foi vice-campeão brasileiro, enquanto o alviverde do Medeiros foi campeão jundiaiense.

No ano do primeiro título do Palmeiras do Medeiros, em 1976, o Palmeiras de Palestra Itália conquistou o Campeonato Paulista, última conquista de relevância do clube, antes de vencer o Estadual de 1993 – o que fez o clube ficar numa fila de 17 anos – maior jejum da história dos palestrinos de São Paulo. Em 2008, os dois Palmeiras foram campeões: o de Palestra Itália levou o Paulistão (numa decisão contra a Ponte Preta), enquanto o alviverde do Medeiros levou o Amador.

Em 2013, enquanto o Palmeiras do Medeiros comemorou o título da Série A de Jundiaí, o Palmeiras de Palestra Itália conquistou a Série B do Brasileirão – mas esta conquista muitos torcedores nem querem lembrar. E em 2018, será que os dois clubes podem ser campeões ao mesmo? A resposta apenas saberemos em novembro ou dezembro do próximo ano...