Atletas do Peama se preparam para Copa do Mundo de ski cross country na Itália - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Atletas do Peama se preparam para Copa do Mundo de ski cross country na Itália

16/01/2018

Atletas do Peama se preparam para Copa do Mundo de ski cross country na Itália


Três jundiaienses atletas do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, treinam em Livigno, na Itália, para etapas do World Cup (Copa do Mundo) de ski cross country, que será disputado na Alemanha, na próxima semana e também e para a Paralimpíada na Coreia do Sul, em março. Representando Jundiaí, o grupo se esforça para fazer bonito em um esporte pouco conhecido no Brasil.

Aline Rocha, Cristian Ribera e Thomaz Moraes viajaram para a Itália para colocar na neve, os treinamentos que são desenvolvidos sobre rodas em Jundiaí, usando a pista de ciclismo do Parque da Cidade. Todos são assistidos do Peama e conheceram a modalidade Ski Cross Country durante uma vivência esportiva oferecida pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) aos atletas do Peama. Selecionados para participar da equipe da CBDN, ganharam o mundo. “O bom desempenho dos nossos atletas é o resultado de trabalho em equipe para mostrar que é possível, para todos, vencer os obstáculos e se destacar”, comenta o diretor do Departamento de Esportes Adaptados, César Munir.

A cidade de Livigno fica a 1.800 metros de altitude, isso significa que o treinamento é diferenciado e muito eficiente devido a dificuldade com a respiração. O período de 15 dias de treinamento nessas condições pode resultar em evoluções importantes que serão fundamentais nas próximas competições”, explica Aline Rocha, que retornará ao Brasil após as duas etapas da World Cup (a primeira em Oberried, Alemanha (de 20 a 23/01) e a segunda em Voukatti (de 03 a 10/de fevereiro) por poucos dias, já que ela e os dois companheiros de time retornarão para a Itália para prosseguir com os treinamentos específicos para os Jogos Paralímpicos de Inverno, que acontecerão em março, em Pyeongchang, Coreia do Sul.

Cristian Ribera tem apenas 15 anos e mora no Jardim Novo Horizonte, mas pelo esporte já conheceu Suécia, Canadá e Itália. Em fevereiro seguirá para a Finlândia, também pelo esporte. “O ski cross country proporciona a chance de ser incluído na sociedade como uma pessoa normal. Ser independente”, comenta o garoto, que chegou ao Peama por indicação médica por conta do tratamento de artogripose congênita mútua, há 11 anos.

Com os títulos de campeão Pan-Americano nos 100 e 400 metros além de salto em distância e vice-campeão mundial júnior nos 400 metros e salto em distância, Thomaz Moraes, 16 anos, está ansioso para as competições. “Tenho amputação congênita do braço direito e, a partir do Peama fui apresentado ao esporte. Comecei fazendo natação, atletismo e agora ski. Estou muito focado para viver pelo esporte. Nossa intenção é trazer bons resultados para Jundiaí”, explica o adolescente.

Foto: Divulgação – Prefeitura de Jundiaí