Conheça detalhes sobre o 1º Estadual de futebol varzeano. Cada cidade pode pôr 1 time - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Conheça detalhes sobre o 1º Estadual de futebol varzeano. Cada cidade pode pôr 1 time

16/01/2018

Conheça detalhes sobre o 1º Estadual de futebol varzeano. Cada cidade pode pôr 1 time


No calendário de eventos da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo a grande novidade foi a realização do 1º Estadual de futebol varzeano. Podem participar todos os municípios do estado, mas cada uma com apenas uma única equipe. O torneio terá duas etapas regionalizadas, antes da fase final estadual, no fim do mês de novembro.

O estado de São Paulo é dividido pela Secretaria em 14 Delegacias Regionais de Esporte e Lazer, que organizam a fase regional. Se classificam a fase final estadual os campeões de cada uma das 14 regiões, mais o município-sede, que terá que participar da fase regional. As inscrições para participar da competição ocorrem entre 2 e 30 de abril. A fase sub-regional deverá ocorrer entre 5 de maio até 16 de setembro, a fase regional entre 22 de setembro e 27 de outubro e a fase final estadual, em Pereira Barreto, entre 20 a 25 de novembro.

Para participar de qualquer fase da competição será obrigado o atleta apresentar atestado médico, que deverá ser datado até 15 dias antes do evento. Na fase final estadual, um novo atestado terá que ser apresentado, também datado 15 dias antes do evento.

Para a disputa das fases sub-regional e regional do Estadual de futebol varzeano, cada cidade poderá inscrever 25 atletas e até 3 dirigentes (um técnico, um auxiliar e um fisioterapeuta ou massagista). Na fase final estadual a lista deve conter apenas 20 jogadores e 3 dirigentes.

Os jogos terão duração de 70 minutos (2 tempos de 35 minutos), sendo que em cada jogo até 9 atletas podem ficar no banco de reservas. As substituições serão livres, em local determinado, sem interrupção da partida. Um jogador terá que cumprir suspensão a cada dois cartões amarelos.

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo já estabeleceu os formatos para as disputas regionais:
- se houveram apenas 2 equipes: duelo de ida e volta, em caso de empate no placar agregado definição do classificado nos pênaltis
- de 3 a 5 equipes: turno único entre todos os participantes. 1º colocado será quem somar maior quantidade de pontos
- de 6 a 8 equipes: divisão das equipes em dois grupos, com disputa de playoff semifinal e final em jogo único
- de 9 a 11 equipes: divisão das equipes em três grupos na 1ª fase, com a fase seguinte ocorrendo a divisão dos classificados em dois grupos de três equipes, e depois haveria a disputa de playoff semifinal e final em jogo único
- de 12 a 16 equipes: divisão das equipes em quatro grupos na 1[ª fase, com a fase seguinte ocorrendo a divisão dos classificados em dois grupos de quatro equipes, e depois haveria a disputa de playoff semifinal e final em jogo único