Jogos Regionais e Abertos muda sub-21 para sub-20 e mantém disputa da categoria livre - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Jogos Regionais e Abertos muda sub-21 para sub-20 e mantém disputa da categoria livre

17/01/2018

Jogos Regionais e Abertos muda sub-21 para sub-20 e mantém disputa da categoria livre


Uma mudança sutil, mas importante ocorreu no regulamento dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior da edição de 2017 para a 2018. Retornada no ano passado após quatro anos, a categoria sub-21 não existe mais. Agora é sub-20 em 11 modalidades. A mudança feita pelo Governo do estado de São Paulo, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, foi divulgada com o lançamento do regulamento. A organização manteve para as duas competições ainda a disputa da categoria livre em todas as modalidades presentes no cronograma. A ginástica manteve a disputa no sub-14 no feminino e sub-16 no masculino.

As categorias que tem sub-20 e também a categoria livre em 2018 nos Jogos Regionais e Abertos são: badminton (masculino e feminino), basquete (masculino e feminino), damas (misto), futebol (apenas no masculino), futsal (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), skate street (masculino e feminino), tênis (masculino e feminino), tênis de mesa (masculino e feminino), vôlei (masculino e feminino) e xadrez (masculino e feminino). A mudança de sub-21 para sub-20, afeta nascidos em 1997, que tinha 20 anos em 2017 e puderam participar normalmente dos Regionais e Abertos, e poderiam participar em 2018, se não ocorresse a “extinção” do sub-21 para “adoção” do sub-20. Para a categoria até 20 anos podem participar atletas nascidos a partir de 1.998.

Com disputa apenas no livre nos Regionais e Abertos são atletismo (masculino e feminino), atletismo ACD [atletas com deficiência] (masculino e feminino), biribol (masculino), bocha (masculino), caratê (masculino e feminino), capoeira (masculino e feminino), ciclismo (masculino e feminino), futebol (apenas feminino), ginástica artística (masculino e feminino), ginástica rítmica (feminino), judô (masculino e feminino), malha (masculino), natação (masculino e feminino), natação ACD (masculino e feminino), taekwondo (masculino e feminino) e vôlei de praia (masculino e feminino). Nos Jogos Abertos ainda fazem parte do cronograma as modalidades boxe (masculino e feminino), kickboxing (masculino e feminino) e luta olímpica (masculino e feminino), todas apenas na categoria livre.

No regulamento, continua que cada cidade participante pode participar em apenas uma categoria por modalidade e sexo. Este ano haverá o retorno da definição da cidade campeã dos Jogos Regionais, o que não ocorreu na temporada passada. Em cada modalidade, categoria e sexo, a equipe campeão ajudará a sua cidade somando 9 pontos, com vice somando 7, o 3º somando 6, e depois para cada colocação até o 8º tem o decréscimo de 1 ponto (4º - 5, 5º - 4, 6º - 3, 7º - 2 e 8º - 1). Somente não contarão pontos as modalidades badminton e skate – por terem caráter vinculado – esportes que entraram no cronograma dos Regionais no ano passado. Todas as cidades devem participar da cerimônia de abertura com o número de atletas estabelecido pelo comitê dirigente. Quem não seguir esta regulamentação perderá 9 pontos na classificação.

A idade mínima para um atleta participar dos Regionais e Abertos é 9 anos na ginástica rítmica, 10 anos para badminton, ginástica artística feminina no sub-14 e ginástica artística masculina no sub-16, 12 anos para damas, ginástica artística categoria livre feminina e ginástica rítmica, natação, natação ACD, skate street feminino, tênis, tênis de mesa, e xadrez, 13 anos para ginástica artística masculina livre, 14 anos para atletismo ACD e skate street masculino, 15 anos para atletismo, basquetebol, biribol, bocha, ciclismo, futebol, futsal, handebol, malha, vôlei de praia, vôlei e taekwondo na disputa do poom-se, 16 anos para judô, caratê na disputa do kata, ciclismo nas disputas do BMX, mountain bike resistência e individual no e taekwondo – na disputa do kyorugui, 18 anos para capoeira e no mínimo 18 anos completos no karatê comitê. Na capoeira a idade máxima para participar será de 42 anos.

Os Jogos Regionais da 8ª região esportiva, onde participam Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira, Várzea Paulista ocorrem entre 3 a 14 de julho nas cidades de Cerquilho, Boituva e Tietê; enquanto Itatiba, pertencendo atualmente a 4ª região esportiva participa dos Jogos Regionais em Santa Barbará D’ Oeste entre 17 e 28 de julho. Os Jogos Regionais são classificatórios para os Jogos Abertos do Interior, que nesta temporada serão antes das eleições gerais, entre 17 e 29 de setembro, em Rio Claro.