Martins Pereira é liberado após conselho arbitral e 4ª divisão pode ter dois times do Vale - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Martins Pereira é liberado após conselho arbitral e 4ª divisão pode ter dois times do Vale

30/01/2018

Martins Pereira é liberado após conselho arbitral e 4ª divisão pode ter dois times do Vale

Martins Pereira não estava com seus laudos renovados até a tarde desta terça-feira
O conselho técnico da 4ª divisão do Campeonato Paulista (competição na qual a Federação chama de Campeonato Paulista sub-23 da Segunda divisão), começou com 35 clubes. Mas o Independente conseguiu uma parceria com a Inter de Limeira para participar da competição e o encontro terminou com formato da competição definido para 36 times. Mas após a reunião, o estádio Martins Pereira foi liberado, já que foram conseguidos os laudos para liberação do campo, e assim os dois clubes de São José dos Campos – São José e Joseense (antigo São José dos Campos FC) devem participar da competição, e assim fechar em 38 participantes.

Segundo matéria do site Meon, São José e o Atlético Joseense correram o risco de exclusão do campeonato. A Federação vinha alertando os clubes para o compromisso de presença no Conselho Técnico com os respectivos estádios em ordem. Como o Martins Pereira é da Prefeitura de São José dos Capos, as diretorias do São José e Atlético Joseense repassavam os avisos à administradora Urbam (Urbanizadora Municipal), mas não acompanhavam a movimentação de renovação dos temporários laudos de segurança. Durante o congresso técnico, o São José havia conseguido por empréstimo atuar em Guaratinguetá, mas o que não solucionaria o problema, pois seria caracterizado uma mudança de sede. Apenas no final do dia, os laudos renovados do estádio Martins Pereira foram enviados a São Paulo. O conselho técnico terminou com o São José e Joseense afastados do quadro de participantes. Mas logo em seguida, o argumento da chegada dos laudos valeu uma reunião extraordinária. E depois de mais de uma hora, os representantes joseenses conseguiram provar que o Martins Pereira estava em ordem, antes do final do expediente do último dia de prazo.

Com 36 clubes o formato definido na 1ª fase eram 4 grupos com 7 equipes e 1 chave com 8 times. Com 38 clubes, deverão ser 2 grupos com 7 times e 3 chaves com 8 agremiações. Caso sejam 37 participantes serão 3 grupos com 7 equipes e 2 chaves com 8 clubes. Apesar de indefinido a quantidade de participantes, o que está certo é que passam para a 2ª fase apenas 16 equipes que serão os três primeiros de cada grupo e o melhor 4º colocado entre os 5 grupos na média de pontos (divisão dos pontos conquistados pelo número de partidas que irá disputar na primeira fase). Na 2ª fase, os 16 classificados serão divididos em 4 grupos de 4 clubes, e apenas os dois primeiros de cada grupo avança de etapa. Na 3ª fase, os 8 times serão divididos em 2 grupos de 4 times e apenas os dois primeiros avançam aos playoffs.

Nas três fases de grupos, os jogos sempre serão sempre dentro da chave em turno e returno. Nas semifinais e finais, os confrontos serão em melhor de duas partidas. Apenas os times finalistas da competição conquistam o acesso a 3ª divisão do Campeonato Paulista (Série A-3). Nesta quarta-feira, a Federação Paulista irá soltar a lista oficial de clubes participantes, o formato da competição e também os grupos regionalizados da 1ª fase.

Lista de clubes que estarão na competição (lista extra-oficial):
- América de São José de Rio Preto
- Andradina
- Assisense
- Bandeirante de Birigui
- Barcelona de Capela (São Paulo capital)
- Brasilis
- Catanduva Clube
- Comercial de Ribeirão Preto
- Desportiva Guarulhos
- Elosport
- Fernandopolis
- Flamengo de Guarulhos
- Francana
- Grêmio Catanduvense
- Grêmio Prudente
- Independente de Limeira
- Inter de Bebedouro
- Itapirense
- Itararé
- Jabaquara
- Jaguariúna
- Joseense
- José Bonifácio
- Mauá Clube
- Mauaense
- Mogi das Cruzes
- Osvaldo Cruz
- Paulista
- Primavera
- Santacruzense
- São-Carlense
- São José
- Talentos Dez (de Bauru)
- Taquaritinga
- Tupã
- União Mogi (das Cruzes)
- Vocem de Assis
- XV de Jaú

Foto: Divulgação - Prefeitura de São José dos Campos