Paulista e mais 35 irão participar da 4ª divisão estadual. 1ª fase terá cinco grupos - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Paulista e mais 35 irão participar da 4ª divisão estadual. 1ª fase terá cinco grupos

30/01/2018

Paulista e mais 35 irão participar da 4ª divisão estadual. 1ª fase terá cinco grupos


O Paulista terá 35 rivais na luta por uma das duas vagas de acesso a Série A-3 do Campeonato Estadual de 2019 na disputa do Campeonato Paulista da 4ª divisão de 2018 (que a Federação chama a partir desta temporada de Campeonato Paulista sub-23 de futebol profissional da Segunda Divisão). A primeira fase do torneio terá os 36 participantes. A 1ª rodada da competição será em 7/8 de abril. Apenas os dois finalistas do torneio conquistam o acesso a 3ª divisão estadual.


A primeira fase terá cinco grupos: quatro com sete clubes e um com oito clubes. Os times se enfrentam dentro da chave em turno e returno e se classificam os três melhores de cada grupo e mais o melhor quarto colocado que será apurado pela média de pontos (conta será o total de pontos conquistados divididos pelo número de jogos disputados).  As chaves na primeira fase serão regionalizadas.

Os grupos e a tabela deverão ser divulgados nos próximos dias pela Federação Paulista (não deu nenhum prazo para a divulgação). O ano do futebol profissional do Paulista e da maioria dos clubes da 4ª divisão estadual pode se resumir entre 12 a 14 jogos profissionais (cerca de 3 meses do ano).

Na 2ª fase, os 16 classificados serão divididos em 4 grupos de 4 times cada, onde jogam em turno e returno, dentro da chave. Apenas os dois primeiros de cada chave avançam a 3ª fase. Na 3ª fase, os 8 classificados serão alinhados em dois grupos de 4 times cada, jogando em turno e returno dentro da chave. Os dois primeiros de cada grupo da 3ª fase se classificam aos playoffs. Semifinais e finais em melhor de duas partidas.

A competição terá duas listas de jogadores inscritos para cada time. A lista A - chamada lista principal com 26 atletas com 3 goleiros e qualquer atleta pode ser incluso nesta listagem; enquanto a lista B - chamada lista de base, somente pode contar atletas oriundos das categorias de base de cada clube e tenham participado e um torneio de base da FPF em 2017. Não há limite de inscritos para a lista B. A Federação definiu que em dias que a seleção brasileira for jogar na Copa do Mundo não haverá rodada.

Lista de clubes que estarão na competição (lista extra-oficial):
- América de São José de Rio Preto
- Andradina
- Assisense
- Bandeirante de Birigui
- Barcelona de Capela (São Paulo capital)
- Brasilis
- Catanduva Clube
- Comercial de Ribeirão Preto
- Desportiva Guarulhos
- Elosport
- Fernandopolis
- Flamengo de Guarulhos
- Francana
- Grêmio Catanduvense
- Grêmio Prudente
- Independente de Limeira
- Inter de Bebedouro
- Itapirense
- Itararé
- Jabaquara
- Jaguariúna
- José Bonifácio
- Mauá Clube
- Mauaense
- Mogi das Cruzes
- Osvaldo Cruz
- Paulista
- Primavera
- Santacruzense
- São-Carlense
- Talentos Dez (de Bauru)
- Taquaritinga
- Tupã
- União Mogi (das Cruzes)
- Vocem de Assis
- XV de Jaú

Possíveis grupos da 1ª fase (competição é regionalizada)
Grupo 1
Grêmio Prudente
Andradina
Assisense
Vocem de Assis
Santacruzense
Tupã
Osvaldo Cruz

Grupo 2
América de Rio Preto
José Bonifácio
Bandeirante de Birigui
Fernandópolis
Catanduva Clube
Grêmio Catanduvense
Inter de Bebedouro

Grupo 3
Taquaritinga
Comercial
Francana
XV Jaú
Talentos 10
Grêmio Sãocarlense
Independente

Grupo 4
Brasilis
Itapirense
Jaguariuna
Paulista
Primavera
Itararé
Elosport

Grupo 5
Barcelona Capela
Flamengo de Guarulhos
Desportiva Guarulhos
Atlético Mogi
União Mogi
Grêmio Mauaense
Mauá Clube
Jabaquara

Foto: Divulgação - Grêmio Catanduvense