Thiago Batista: Projeção (hoje) do possível grupo do Paulista no Estadual da 4ª divisão - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Thiago Batista: Projeção (hoje) do possível grupo do Paulista no Estadual da 4ª divisão

09/01/2018

Thiago Batista: Projeção (hoje) do possível grupo do Paulista no Estadual da 4ª divisão

Resolvi nesta terça-feira entrar no site da Federação Paulista de Futebol para ver a lista de clubes da 4ª divisão do Campeonato Paulista, que deverá ter o seu conselho arbitral em fevereiro e começar provavelmente na 1ª ou 2ª semana do mês de abril. Atualmente estão listados 33 clubes, entre eles o Paulista. Segue a lista abaixo e também o mapa de onde está cada clube.


Caso a Federação Paulista mantenha o formato dos últimos dois anos na 4ª divisão, com grupos regionalizados na primeira fase, e mantenha quatro chaves na primeira fase com oito ou nove participantes, o Paulista deverá ficar em uma chave com times da Grande São Paulo, Guarulhos e região de Campinas. A chave teria Primavera, Jaguariúna, Amparo, Joseense, São José, Flamengo e Desportiva de Guarulhos, além do próprio Paulista.


Se a FPF adotar o que fez em 2015, três grupos regionalizados na 1ª fase, teríamos chaves com 11 equipes. O que mudaria, por causa da regionalização, para o Paulista, é que na sua chave sairiam as equipes de Guarulhos, a entrada do Osasco Clube na chave e também de Francana e Comercial.


Agora caso a Federação adote apenas duas chaves regionalizadas na 1ª fase – que seria um bom caminho – mesmo que seja turno único na fase de classificação, o Paulista não teria grandes viagens, já que apenas enfrentaria equipes da Grande São Paulo, litoral paulista e região de Campinas e Águas de Lindóia.


O que podemos quase cravar que serão adversários do Paulista na 1ª fase da 4ª divisão do Estadual as equipes do Primavera, Amparo, Jaguariúna, Joseense e São José, em qualquer projeção, com a lista atual de clubes disponível pela Federação Paulista de Futebol em seu site. Esperar agora pelo conselho arbitral e que diretoria e comissão técnica do Galo montem uma equipe capaz de brigar pelo acesso a Série A-3.