4ª divisão do Paulistão deverá ter a inclusão de Amparo e Guarujá e ter 40 clubes em 2018 - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: 4ª divisão do Paulistão deverá ter a inclusão de Amparo e Guarujá e ter 40 clubes em 2018

04/02/2018

4ª divisão do Paulistão deverá ter a inclusão de Amparo e Guarujá e ter 40 clubes em 2018


A Federação Paulista de Futebol prometeu na quarta-feira a divulgação dos grupos da 4ª divisão do Campeonato Paulista (que a entidade gosta de chamar de Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão, mas que de Segunda Divisão não tem nada, pois é o 4º nível do futebol paulista, e a competição não garante acesso a Série A-1 a divisão de elite, e sim a Série A-3 – que é a Terceira Divisão). Mas não o fez. A expectativa é que os grupos sejam divulgados de maneira oficial nesta segunda-feira, e com a participação de 4 clubes a mais do que ocorreu no conselho arbitral. Além de São José e Joseense, que deverão ser confirmados, o campeonato deverá ganhar as inclusões de Amparo e Guarujá e assim ter 40 clubes nesta temporada.

A 1ª fase terá os 40 clubes divididos em 5 grupos de 8 times, jogando dentro da chave em turno e returno. Os grupos seriam regionalizados, porém a divisão destes grupos deverá ser um quebra cabeça para a Federação Paulista de Futebol, já que alguns times que poderiam ficar agrupados em uma região poderiam ter que entrar em um chaveamento mais afastado.

O Paulista, dependendo da divisão do mapa, pode ficar em um grupo que tenha que jogar na capital paulista – encarar o Barcelona de Capela e os dois clubes de Guarulhos – Desportiva e Flamengo; mas pode ir para a chave que tenha Itararé e Elosport de Capão Bonito, que ficam 333m e 220km, longe da Terra da Uva.

Se confirmado o que ocorreu no congresso técnico, da última segunda-feira, após a 1ª fase, os 3 primeiros de cada grupo e o melhor 4º colocado entre as 5 chaves, avançariam a 2ª fase. Na segunda fase, os 16 qualificados seriam divididos em 4 grupos de 4 times, jogando dentro da chave em turno e returno, com os dois primeiros de cada grupo avançando de etapa. Na terceira fase, os 8 classificados, seriam divididos em 2 grupos de 4 times, jogando dentro da chave, novamente em turno e returno, e os dois primeiros avançando aos playoffs. Semifinais e finais seriam em melhor de duas partidas. Apenas os finalistas conquistam o acesso.

Mas existe uma expectativa até que o formato do torneio mude, já que a competição terá 40 clubes. Mesmo após o congresso técnico, a Federação pode definir que o campeonato tenha quatro chaves de 10 times na primeira fase, com os quatro primeiros de cada chave avançando diretamente aos playoffs. Oitavas de final, quartas de final, semifinal e final, nesta hipótese seriam em melhor de duas partidas.

A segunda-feira será de muita expectativa por todos os clubes participantes da 4ª divisão do Campeonato Paulista, com a possibilidade da divulgação dos grupos da 1ª fase e a confirmação do formato de disputa de toda a competição. Lembrando, que se a competição realmente começar no final de semana de 7/8 de abril, a Federação terá que obrigatoriamente divulgar regulamento, tabela e grupos até terça-feira (6 de fevereiro), de acordo com o estatuto do torcedor, que prevê a divulgação 60 dias de todos os detalhes da competição (lembrando que fevereiro tem 28 dias, e março tem 31 dias por isso a data limite – 6 de fevereiro).


Lista de clubes que estarão na competição (lista extra-oficial):
- América de São José de Rio Preto
- Amparo
- Andradina
- Assisense
- Bandeirante de Birigui
- Barcelona de Capela (São Paulo capital)
- Brasilis
- Catanduva Clube
- Comercial de Ribeirão Preto
- Desportiva Guarulhos
- Elosport
- Fernandopolis
- Flamengo de Guarulhos
- Francana
- Grêmio Catanduvense
- Grêmio Prudente
- Guarujá
- Independente de Limeira
- Inter de Bebedouro
- Itapirense
- Itararé
- Jabaquara
- Jaguariúna
- Joseense
- José Bonifácio
- Mauá Clube
- Mauaense
- Mogi das Cruzes
- Osvaldo Cruz
- Paulista
- Primavera
- Santacruzense
- São-Carlense
- São José
- Talentos Dez (de Bauru)
- Taquaritinga
- Tupã
- União Mogi (das Cruzes)
- Vocem de Assis
- XV de Jaú