Avaliações físicas marcam início da temporada para atletas do esporte de Jundiaí - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Avaliações físicas marcam início da temporada para atletas do esporte de Jundiaí

02/02/2018

Avaliações físicas marcam início da temporada para atletas do esporte de Jundiaí


O mês de fevereiro marca o reinício dos treinamentos para cerca de 1.800 atletas de Jundiaí, que participam de avaliações físicas visando melhor rendimento. Segundo a diretora do Departamento de Esporte de Formação e Rendimento da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer da Prefeitura de Jundiaí (que supervisiona a maioria dos atletas), Rita de Cássia Orsi, a parametrização cria um banco de dados para a unidade. “Iniciamos no ano passado a avaliação entre todos os atletas. A partir de agora será possível comparar os resultados das ações. Antes não tínhamos nada neste sentido. É possível mensurar os vários elementos que compõem a atividade física, e, incentivar as que melhores resultados trouxeram para os atletas”, detalha.

Uma das avaliadas foi Amanda Laura de Souza, 22 anos, jogadora do handebol feminino da cidade. Na quarta-feira, passou por avaliação física para mensurar se houve perda muscular no período de férias – dezembro e janeiro. “Engordei um pouquinho e não mantive os treinamentos conforme a orientação. Dei uma relaxada. Mas a recuperação será rápida, já que não tenho nenhuma lesão”, argumenta a armadora central.

De acordo com a treinadora de goleiro de Handebol, Camila Dionísio Ferraz, 37 anos, a avaliação antes do início dos treinos é fundamental para identificar qual o nível físico dos atletas, de todas as categorias. “Temos os Joguinhos da Juventude no mês de maio, mas a equipe de categoria adulta já compete em março. Essa avaliação propicia o planejamento, a padronização e a potencialização do trabalho, além de prevenir lesões, já que podemos identificar riscos ou áreas vulneráveis antes do comprometimento. Desta forma, depois de iniciada a temporada, os riscos de afastamentos são reduzidos”, explica.

Foto: Site da Prefeitura de Itupeva