Basquete: Dois jundiaienses convocados para defender o Brasil nas Eliminatórias da Copa - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Basquete: Dois jundiaienses convocados para defender o Brasil nas Eliminatórias da Copa

01/02/2018

Basquete: Dois jundiaienses convocados para defender o Brasil nas Eliminatórias da Copa

Rafael Luz estreou no Sesi de Franca, no NBB, na última terça-feira
Dois atletas que podem ser considerados jundiaienses, Rafael Luz e Vitor Benite estão na lista de 13 convocados pelo treinador Aleksandar Petrovic, para defender a seleção brasileira na 3ª e 4ª rodadas das Eliminatórias da América para a Copa do Mundo de basquete masculino, em fevereiro, nesta quinta-feira. Ambos irão defender o Brasil nos jogos contra Colômbia e Chile, marcados para os dias 22 e 25 de fevereiro, na Arena Goiânia. A apresentação dos atletas para os treinamentos será no dia 19 de fevereiro.

Apesar de ter nascido em Araçatuba, Rafael Luz se considera jundiaiense de coração, já que sua família toda mora na cidade e começou a sua carreira no basquete da Esportiva / Jundiaí Clube e nas suas férias sempre está na Terra da Uva.

O jogador que completa 26 anos no próximo dia 11 de fevereiro e retorna à seleção desde a Olímpiada do Rio de Janeiro de 2016. Atualmente o jogador defende o Sesi de Franca, no NBB. Sua estreia no novo clube ocorreu na última terça-feira, em partida que o time francano venceu por 82 a 74 – Luz ficou 13 minutos em quadra e marcou 6 pontos, além de 4 assistências.

Vitor Benite é o único atleta convocado que não atua no basquete brasileiro
Vitor Benite, nasceu em Jundiaí, mas jamais atuou no basquete da cidade, é o único convocado que não atua no NBB. Ele defende o Murcia, na Liga Espanhola. Na temporada 2017/18, Benite, que completa 28 anos no dia 20 de fevereiro, atuou em 18 partidas, com média de 19 minutos em quadra, e média de 10,2 pontos por jogo e 0,8 assistências.

Na seleção também foi convocado o ala/armador Leandrinho, que no último domingo esteve no SESC Jundiaí. Leandrinho é companheiro de clube de Rafa Luz no Sesi de Franca. Entre os convocados também está Anderson Varejão, novo reforço do Flamengo.

Nesta 1ª fase das Eliminatórias, o Brasil está no grupo B jogou duas partidas, nas quais venceu: Chile (fora de casa) e Venezuela (em casa). Assim a seleção brasileira lidera a chave com duas vitórias e se ganhar as duas partidas como mandante em fevereiro conquista a sua classificação à segunda fase das Eliminatórias.

Lista com os 13 atletas convocados
Armadores
Arthur Pecos – Flamengo
Rafael Luz – Franca
Yago – Paulistano
Alex - Bauru

Ala/armadores
Leandrinho – Franca
Vitor Benite – Murcia (ESP)

Alas
Léo – Franca
Lucas – Paulistano
Gui Bento – Pinheiros

Ala/Pivôs
Cipolini – Franca
Mineiro - Franca

Pivôs
Rafael Hettsheimeir – Paulistano
Anderson Varejão – Pivô

Fotos: Divulgação – NBB e UCAM Murcia