Dois ginásios de Itatiba passam por amplas reformas para atender melhor população - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Dois ginásios de Itatiba passam por amplas reformas para atender melhor população

01/02/2018

Dois ginásios de Itatiba passam por amplas reformas para atender melhor população


Desde o final de 2017, dois dos três principais ginásios esportivos de Itatiba estão passando por reformas. Custeadas por contrapartidas devidas à Prefeitura, as obras possibilitarão a ampliação de cursos e oficinas esportivas para crianças, adultos e para a Melhor Idade.

As intervenções e melhorias do ginásio José Botelho Nunes, no Jardim Vitória, já estão quase prontas. No local foram substituídos os brises plásticos do canto superior, que estavam quebrados e deformados, sendo substituídos por blocos de concreto, que garantem o aproveitamento da iluminação natural. As telhas foram totalmente lavadas e pregadas, de forma que não balancem ou caiam por causa do vento, e eliminar goteiras e infiltrações. Também foram instaladas telas de proteção, que impedem a entrada de pombos pelo telhado. Toda a parte de iluminação está sendo trocada, de modo que facilite a troca das lâmpadas, quando seja necessário, além de respeitar normas esportivas, como a do vôlei, que especifica que a iluminação deve ser feita lateralmente.

Os banheiros receberam reforma completa, sendo trocada toda a parte de alvenaria, lavabo, torneiras e vasos sanitários. Toda a área interna e externa do ginásio recebeu pintura, com um destaque maior para a quadra, que recebeu os devidos reparos e já está pintada com todas as marcações poliesportivas. A área externa recebeu serviço de roçada e a entrada um portão novo. A empresa que realiza as obras também reformará as tabelas de basquete.

"É a primeira vez que uma contrapartida é aplicada em prol do esporte. É importante salientar que não se trata somente do jogo por si só, mas com ginásios seguros e confortáveis, os itatibenses terão mais opções de lazer e atividades físicas, que também contribuem para a qualidade de vida, saúde e segurança. É um investimento amplo", comenta o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

O ginásio José Boava, no Parque Ferraz Costa, também está passando por diversas intervenções, recebendo todas as adequações exigidas para se obter o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), que atesta que o local foi vistoriado e está em conformidade quanto a segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação. Uma das primeiras mudanças a serem notadas foi a instalação de uma caixa d'água na área externa do ginásio, que será usada exclusivamente para o combate a incêndios. Fazendo parte do conjunto, foram instalados hidrantes, mangueiras e será realizada toda a sinalização necessária.

O ginásio também receberá adaptações que garantem a acessibilidade de todos os usuários, como rampas e uma área destinada para que cadeirantes possam assistir aos eventos. A arquibancada também ganhou degraus intermediários, o que facilita a mobilidade dos usuários e foram instalados novos corrimãos e parapeitos de 1,20 metro, entre outras alterações. A cobertura superior também será revestida por telas, o que não permitirá a entrada de pombos. A iluminação será trocada e haverá a substituição de todo o piso da quadra, além de pintura. Dessa forma, os ginásios estarão aptos para receber grandes eventos com mais segurança e conforto.