Futsal: FIFA autoriza mudança nas regras já em 2018. Lateral pode ser com as mãos - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Futsal: FIFA autoriza mudança nas regras já em 2018. Lateral pode ser com as mãos

14/02/2018

Futsal: FIFA autoriza mudança nas regras já em 2018. Lateral pode ser com as mãos



A FIFA, entidade que dita de 1988 as regras do futsal, anunciou mudanças profundas nas regras do futsal para 2018. A mais polêmica delas é a possibilidade de laterais e escanteios serem cobrados com as mãos, que era permitido até o começo dos anos 90. Quando a alteração da regra for homologada, o cobrador terá o direito de escolher entre repor a bola com os pés - como é feito desde o início da era Fifa - ou com as mãos. A FIFA entende que a mudança contribuirá para o aumento do número de gols no futsal.

Ao todo, quatro propostas de mudanças de regras foram aprovadas na assembleia realizada durante a Uefa Euro Futsal, na cidade de Liubliana, na Eslovênia. O Brasil, representado pelo presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Marcos Madeira, foi contra apenas à mudança nas cobranças de lateral e escanteio.

As outras alterações aprovadas pela Fifa são:
- Reposição de bola por parte do goleiro: os goleiros não poderão mais lançar a bola diretamente ao ataque. A partir de agora, a bola terá de tocar na quadra de defesa antes de chegar à outra metade. A regra era usada no antigo futsal Fifusa, disputado antes dos anos 90 com uma bola mais pesada.
- Goleiro-linha: Quinto jogador atuando como um falso goleiro, somente poderá ser utilizado por uma equipe que estiver perdendo
- Disputa de pênaltis: Em jogos eliminatórios, o número de cobranças muda de três para cinco, como acontece no futebol de campo

E na região? - A reportagem do Esporte Jundiaí conversou com Silas Ney Gonçalves, árbitro de futsal e responsável pelo departamento de arbitragem da Liga Jundiaiense. Sobre as mudanças, Silas disse o seguinte: "Não fomos comunicados nada sobre mudanças na regra para este ano. Só saberemos as definições após o congresso nacional, entre 23 e 25 de fevereiro", contou. 

Ele acredita que as mudanças possam somente valer a partir de julho, quando se muda a temporada no futsal europeu. Silas lembrou que uma competição pode começar com um tipo de regra e mudar a partir de determinar época do ano, caso o regulamento da competição conste.