Na 4ª divisão do Paulistão, nada de pênaltis!!! Melhor campanha pode definir acesso e título - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Na 4ª divisão do Paulistão, nada de pênaltis!!! Melhor campanha pode definir acesso e título

07/02/2018

Na 4ª divisão do Paulistão, nada de pênaltis!!! Melhor campanha pode definir acesso e título



Se na 1ª e 2ª divisões do Campeonato Paulista, nas fases de playoffs, os pênaltis podem definir os campeões e no caso da 2ª divisão (a Série A-2) o acesso a série acima, como foi definido no regulamento da 3ª divisão Estadual (Série A-3), a 4ª divisão do Campeonato Paulista não haverá disputa de penais em nenhuma fase "mata-mata". Segundo o regulamento da competição, nas fases semifinais e finais (que serão disputados em melhor de dois jogos), caso o confronto no placar agregado (soma dos resultados das duas partidas) termina em empate, o vencedor do confronto será a equipe de melhor campanha na soma dos pontos obtidos em todas as fases anteriormente disputadas. Ou seja, a melhor campanha pode definir o time campeão da competição, ou o finalista – por consequência o acesso de um clube para 3ª divisão do Paulistão.

O parágrafo 1º do artigo 17 do regulamento da competição prevê que a melhor campanha define o desempate, em caso de empate de pontos ganhos, número de vitórias (1º critério de desempate) saldo de gols (2º) e gols marcados (3º) na 2ª e 3ª fases, além das semifinais e finais. Na 1ª fase, caso os times permanecem empatados em número de pontos ganhos, número de vitórias, saldo de gols e gols marcados, os cartões vermelhos e cartões amarelos – podem desempatar (favorecendo sempre quem receber menos cartões). Se ainda assim persistir a igualdade, um sorteio público na sede da Federação definirá o classificado.

O regulamento do campeonato para desempates:
Art. 17 - Ocorrendo igualdade em pontos ganhos entre 02 (dois) ou mais Clubes aplicam-se sucessivamente, os seguintes critérios técnicos de desempate: a) Maior número de vitórias; b) Maior saldo de gols; c) Maior número de gols marcados; d) Menor número de cartões vermelhos recebidos; e) Menor número de cartões amarelos recebidos; f) Sorteio público na sede da FPF.

§ 1º - Aplicam-se, no caso de igualdade por pontos ganhos na segunda, terceira, quarta e quinta fase da Competição, os critérios do caput deste artigo, até a alínea “c”, somente na fase em questão. Persistindo a igualdade, prevalecerá a melhor campanha na somatória de todas as fases da Competição.

§ 2º - Entende-se por melhor campanha o maior número de pontos ganhos acumulado pelo Clube, seguindo, se necessário, a ordem de critérios de desempate prevista no caput deste artigo, considerando-se todas as fases da Competição.