Pela 1ª vez neste século, Jundiaí não terá time feminino de base de basquete no Estadual - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Pela 1ª vez neste século, Jundiaí não terá time feminino de base de basquete no Estadual

07/02/2018

Pela 1ª vez neste século, Jundiaí não terá time feminino de base de basquete no Estadual



Pela 1ª vez neste século (começou em 2001), Jundiaí (com diversos nomes/nomenclaturas no período) não terá uma equipe feminina de base disputando o Campeonato Estadual de base, promovido e organizado pela Federação Paulista da modalidade. Nesta terça-feira ocorreu o congresso técnico do Campeonato Estadual de basquete feminino nas categorias sub-15, 17 e 19, e pela primeira vez Jundiaí não estará presente em pelo menos alguma categoria. Nos últimos dois anos, Jundiaí participava apenas com o sub-19, mas desta vez nem categoria até 19 anos terá.

A não participação de Jundiaí no Estadual de base em 2018 é apenas o ponto final a uma crise que a modalidade sofreu no fim do 1º semestre do ano passado, quando o principal patrocinador da modalidade, uma instituição educacional anunciou o fim do apoio a equipe, após 40 anos de parceria, saindo de cena, e quase prejudicando a categoria sub-19, que estava disputando o Estadual desta faixa etária ainda em sua 1ª fase.

Em 2017, Jundiaí tinha apenas uma equipe sub-21, que jogou na categoria adulto e foi campeã do Campeonato Paulista da 1ª divisão (espécie de Série B do Estadual de basquete feminino) e a categoria sub-19, que foi campeã dos Jogos da Juventude e conquistou a medalha de bronze do Estadual sub-19. Jundiaí no sub-19 tinha um domínio na modalidade, sendo tetracampeão consecutivo entre 2008 e 2011, e depois um tricampeonato consecutivo – 2015, 2016 e 2017.

Equipes participantes do Campeonato Estadual de basquete feminino da Federação
Sub-15
Sub-17
Sub-19
Centro Olímpico
Guarulhos
Guarulhos
Osasco
Barretos
Osasco
Realizar de Praia Grande
Osasco
Realizar de Praia Grande
São Bernardo
Realizar de Praia Grade
Santo André
São José
Santo André
São José
Taubaté
Tupã


Pindamonhangaba


São Bernardo


São José


Centro Olímpico