Série B do Amador de Jundiaí: Com 39% dos clubes, cartão vermelho estará no desempate - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Série B do Amador de Jundiaí: Com 39% dos clubes, cartão vermelho estará no desempate

22/03/2018

Série B do Amador de Jundiaí: Com 39% dos clubes, cartão vermelho estará no desempate



Com representantes de 14 dos 36 clubes participantes da Série B do Campeonato Amador de Jundiaí ocorreu nesta quinta-feira a terceira reunião para acertar detalhes da competição, que deverá ter início no dia 29 de abril. E a Liga estabeleceu como prazo final a segunda-feira para os clubes possam entregar as fichas de inscrição de pelo menos 22 atletas, que possam ter condições de atuar na 1ª rodada. E no encontro, os participantes definiram que o cartão vermelho será segundo critério de desempate na 1ª fase de grupos e o terceiro na 2ª fase de grupos.

Clubes que compareceram
Representantes do Galácticos, San José Tulipas, Altas Horas, Alagoanos, Colônia, Fepasa, Sampdoria e Guarani chegaram 15 minutos antes da reunião começar. Depois chegaram representantes do Chuta Coco, FJU, Real Doze B, Grêmio Eloy, Cruz Azul e Vila Progresso.

Times que estão fora
A Liga Jundiaiense anunciou que o SP Maranhão, Shaktar e o Sanca estão fora da disputa de 2018.  Um quarto clube também irá desistir do torneio e não teve seu nome anunciado. No lugar do Sanca, a liga anunciou que entrou o Real Felicidade. Os outros três clubes que entraram no lugar dos desistentes não tiveram seus nomes divulgados.

Critérios de desempate
Uma sugestão passada pelo representante do Grêmio Eloy e com todos os presentes concordando estabeleceu o cartão vermelho com um dos principais critérios de desempate na competição, caso dois clubes terminem na 1ª ou 2ª fase com a mesma quantidade de pontos. Na 1ª fase a ordem de desempate será a seguinte: maior número de vitórias, menor quantidade de cartões vermelhos, melhor saldo de gols, maior quantidade de gols marcados, confronto direto, menor quantidade de cartões amarelos e sorteio. Na 2ª fase a ordem de desempate será a seguinte: maior quantidade de pontos acumulados na soma da 1ª e 2ª fase, maior número de vitórias, menor quantidade de cartões vermelhos, melhor saldo de gols, maior quantidade de gols marcados, confronto direto, menor quantidade de cartões amarelos e sorteio. Nos playoffs, em caso de empate no placar agregado (soma dos resultados dos dois jogos), o time de melhor campanha na soma dos pontos obtidos nas fases anteriores consegue a classificação.

Acesso e descenso
Os quatro melhores times da Série B deste ano – ou seja, os semifinalistas conquistam o acesso. Os seis piores da Série A deste ano serão rebaixados a Série B de 2019. Uma novidade anunciada pela Liga, é que o último colocado de cada grupo na Série B de 2018 será impedido de jogar a competição no próximo ano – a entidade deseja ter apenas 32 times na competição em 2019.

Inscrição de atletas
Os clubes têm até segunda-feira para deixarem regularizados pelo menos 22 jogadores, que estariam aptos a atuar em todo torneio. Os jogadores que foram inscritos a partir de terça-feira somente poderão atuar a partir da 3ª rodada da primeira fase. No máximo 25 jogadores podem ser inscritos na 1ª fase e 5 jogadores podem ser inscritos na 2ª fase.

Jogador trocar de clube e/ou de série
Os 14 clubes participantes da reunião decidiram vetar a troca de um jogador de clube dentro da Série B, e até mesmo um atleta inscrito por um clube da Série B em atuar por um time na Série A, e também o processo contrário – um jogador inscrito por uma equipe na Série B atuar por um clube da Série A.

Copa Cidade de Jundiaí de futebol
Dos 18 clubes que iriam participar, segundo Serginho Aguiar, presidente da Liga, 13 eram filiados a Liga e estes terão devolvido o valor de 26% da inscrição, já que os outros 74% da inscrição eram referentes a participação do time na Série B do Amador. As inscrições destes atletas que seriam utilizados na Coa Cidade poderão ser usadas na Segundona. Os outros 5 clubes – Olympiakos, Geração Saúde, Continental, Trinda e Muleks da Serra, a Liga estabeleceu que irá ressarcir os valores pagos pelos times com a inscrição até sexta-feira da próxima semana (30 de março). O Olympiakos pediu que a Liga que o ressarcimento seja feito até no máximo segunda-feira, o que a Liga não concordou.

Grupos da Série B de Jundiaí (neste momento)
Grupo A - Gigantes, Alagoanos, Galácticos, Altas Horas, Cai Cai, Real Pacaembu, Nova Geração, Lyon e Cruz Azul
Grupo B - Grêmio Eloy, Vila Progresso, Eloyork, Chuta-Coco, Guarani, Borussia Guanabara, Juventude, Terra Nova e TIME A DEFINIR
Grupo C - Colônia, Unidos de Minas, FJU, GAB, Real Doze B, Sampdoria, Atlético Traviú, San José e Real Felicidade
Grupo D - Água Doce, Bettercell, União Hortolândia, Mil e Quarenta, Treze, Vasco, Bangu, Vila Ana B e TIME A DEFINIR