#Amador - Liga Jundiaiense vai alterar tabela da Série A. E divulga regulamento da Série B - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: #Amador - Liga Jundiaiense vai alterar tabela da Série A. E divulga regulamento da Série B

30/04/2018

#Amador - Liga Jundiaiense vai alterar tabela da Série A. E divulga regulamento da Série B



A Liga Jundiaiense de Futebol divulgou nesta segunda-feira que a tabela de jogos da Série A do Campeonato Amador será refeita e divulgada nos próximos dias. Com as saídas de Cruzeiro da Maringá e Águia Negra do torneio (e a manutenção do Estrela), o torneio terá 22 clubes e não 24 times, e assim para não ter “duplo chapéu” em 11 das 12 rodadas, a entidade irá realizar a primeira fase, em 11 rodadas e sem chapéu. A nova tabela deverá ser divulgada ainda essa semana, já com campos e horários de cada partida da primeira rodada que irá começar no dia 20 de maio - após o Dia das Mães.

Sem punição para os times que pediram licença
Cruzeiro da Maringá e Águia Negra por não constarem em regulamento e na tabela, não sofreram nenhum tipo de punição em 2019, e podem retornar as competições da Liga Jundiaiense, se assim desejarem, mas na última divisão que a Liga realiza torneios - atualmente na cidade é a Série B, mas existe estudo de a entidade criar no próximo ano a Série C do Amador. “A gente preferiu não incluir o Cruzeiro e Águia no regulamento e na tabela, pois seria w.o. para todo mundo, e a gente prefere refazer a tabela, para ninguém ser prejudicado”, contou o presidente da Liga, Serginho Aguiar.

Formato da competição
A Série A do Campeonato Amador terá 22 clubes, que na 1ª fase se dividem em 2 grupos de 11 times. Na 1ª fase, as equipes do grupo A enfrentam os clubes do grupo B - serão 11 jogos para cada um. Ao final das 11 rodadas, os quatro primeiros do grupo A e os quatro primeiros do grupo B se classificam.

Na 2ª fase, os quatro times do grupo A formam o “novo grupo A”, e os quatro times do grupo B formam o “novo grupo B”, com pontuação zerada. Os times se enfrentam agora dentro da chave, e os dois melhores de cada grupo avançam aos playoffs (o famoso mata-mata). Semifinais e finais, em melhor de dois jogos.  

Número de rebaixados na Série A
Mesmo com 22 clubes, a Liga Jundiaiense irá manter o número de seis rebaixados. Pela proposta do regulamento, sofrem o descenso os três piores times de cada chave.

Os grupos
Grupo A - Palmeiras, Estrela, Jamaica, Real Doze, Fundão, Tulipas, Catorze, Atlético Medeiros, Meias Aço, Vila Ana e Bola

Grupo B - Ponte Preta, Fut Rap, Resenha, Sorocabana, Deportivo, Tijuco, Cruzeiro Morada, Jahmarley, Bahia, Vila Cristo e Doze da Vila

Regulamento da Série B
A Liga Jundiaiense divulgou nesta segunda-feira a versão final do regulamento da Série B, que começou neste domingo, com a disputa da sua 1ª rodada. O presidente da Liga avaliou como positivo o início do campeonato. “Não tivemos nenhum problema, especialmente com arbitragem que foi muito bem e nenhuma reclamação sobre os campos”, contou.