#Honra - Jundiaiense Raquel Iotte é convocada para defender a seleção brasileira de beach tennis - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: #Honra - Jundiaiense Raquel Iotte é convocada para defender a seleção brasileira de beach tennis

12/04/2018

#Honra - Jundiaiense Raquel Iotte é convocada para defender a seleção brasileira de beach tennis



A atleta Raquel Iotte, já praticou e competiu futsal, futebol de campo e tênis de campo. Teve sucesso nas três modalidades. Desde julho de 2016 está no beach tennis. E a sua maior honraria no esporte ocorreu essa semana, quando foi seleciona e convocada para fazer parte dos treinamentos da seleção brasileria, a partir de 1º de maio, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

“Haverá um torneio mundial no Rio de Janeiro no final de semana. E depois no dia 1º será o treino da seleção. Ainda não será competição. Será o primeiro treino da seleção. Foram 16 meninas convocadas. Estou muito feliz. Sempre quis ser atleta profissional e com o beach tennis eu realizei meu sonho. Em pouco tempo no esporte conseguir essa convocação foi muito gratificante”, contou a atleta de 29 anos.


Entre as melhores em pouco tempo
Raquel Iotte teve seu contato com o beach tennis em julho de 2016. “Quando comecei a ministrar aulas na hípica de Campinas através de uma grande amiga. Verena. Que me apresentou e me ensinou esse esporte fascinante. Em 2017 eu comecei a jogar profissionalmente, pois em 2016 joguei de forma amadora. Hoje eu sou a primeira do estado de São Paulo - na federação Paulista de tênis na categoria Profissional. Estou entre as 15 melhores brasileiras no ranking mundial”, contou.

Tênis ajudou no beach tennis
Raquel jogou tênis no começo dos anos 2000. Competiu por vários lugares do Brasil e defendeu Jundiaí em Jogos Abertos e Regionais. E algumas coisas do tênis ela usa no beach tennis. “O tênis me deu uma base muito boa no beach tennis, por exemplo o saque e o smach são movimentos muito parecidos com o tênis. O que temos que perder são os vícios do tênis, do tipo esperar a bola. No beach tennis temos que buscar a bola alta por a rede medir 1m70. Fazer a preparação muito grande também tive que me adaptar e tirar esse vício”, contou.

Foi jogadora de futebol e futsal
Raquel defendeu as equipes de futebol e futsal de Jundiaí. “Comi todos os esportes que pratiquei me deram uma base muito boa de movimentos, coordenação, movimentação. Não sei se consegui explicar, mas por eu ter feito muitos esportes eu criei um leque muito bom de movimentos, coordenação e equilíbrio”, contou ela, que já competiu também no tênis de mesa pelo tênis clube e treinou capoeira, caratê, muay-thai, dança e natação. Ela é formada em educação física.

Resultados na temporada
“Joguei três torneios esse ano. Em janeiro um torneio mundial ITF onde eu saí mas oitavas de final. Em fevereiro eu fui para Fortaleza outro torneio mundial ITF também saímos nas oitavas de final. Eu e minha parceira Chanalise que é de Santa Catarina. Em março disputei um torneio da federação Paulista no clube Paineiras. Onde fomos campeãs eu e minha parceira Juliana Martins de Mogi das Cruzes”.

Modalidade cresce em Jundiaí
O beach tennis é um dos esportes que mais vem crescendo em Jundiaí. “Eu sei que tem muitos adeptos, por sem um esporte agregador, democrático. Só para você tem ideia. Todo final de semana tem torneio de Beach Tennis no estado de São Paulo. Está crescendo muito antes era forte só em praias. Hoje no interior está cheio de academias de beach tennis”. Raquel é professora de uma das academias na cidade da modalidade.

Jogos Regionais em 2018 estão nos planos
“Provavelmente não, estou focada no beach tennis. Poderia ajudar Jundiaí, sem ser atleta. Caso a prefeitura ache válido e interessante no tênis de campo. Mas como técnica. assistente. O que eles acharem necessário eu estou disposta a contribuir com a prefeitura de Jundiaí”.

Fotos: Divulgação - Fernanda Traldi