#NormasSegurança - PM de Jundiaí informa o que pode e não pode no Jayme em 2018 - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: #NormasSegurança - PM de Jundiaí informa o que pode e não pode no Jayme em 2018

05/04/2018

#NormasSegurança - PM de Jundiaí informa o que pode e não pode no Jayme em 2018



Depois de um ano, o estádio Jayme Cintra vai voltar a receber jogos de futebol profissional. Neste domingo, o Paulista estreia na 4ª divisão do Campeonato Estadual, quando recebe o Amparo, na sua casa às 10h da manhã. E muitos torcedores estão com dúvidas sobre o que pode e não pode ser levado ao estádio Jayme Cintra. Para isso, a reportagem do Esporte Jundiaí procurou o departamento de comunicação do 49º Batalhão de Polícia Militar (49º BPM/i), através do sargento Daniel Baltazr Bocchio para tirar todas as dúvidas. Confira abaixo, as normas de segurança para jogos de futebol em 2018.

Itens proibidos
- Armas de fogo
- Garrafas, taças, canecas ou latas (podem ser quebradas e os cacos podem ferir os torcedores, podem ser arremessadas no campo);
- Instrumentos musicais (não oficializados previamente);
- Fogos de artifício e sinalizadores de todos os tipos (sem o correto manuseio podem provocar acidentes, queimaduras e incêndios);
- Guarda-chuva (possui pontas finas que podem causar lesões, recomenda-se usar capa de chuva);
- Capacetes (podem ser arremessados no campo);
- Embalagens de spray, substâncias inflamáveis como Isqueiros;
- Mastros de bandeiras (atrapalham a visualização dos torcedores que estão na arquibancada de trás e, além disso, podem causar algum acidente por ser de material rígido;
- Objetos cortantes (podem provocar lesões e servirem como armas em caso de brigas entre as torcidas);
-  Bebidas e alimentos (a proibição atende as normas da FIFA, que orienta comprar os gêneros nas lanchonetes do próprio estádio);
-> Demais itens perigosos não constados acima, serão analisados pelo policiamento caso se verifique possível utilização contra terceiros.

Torcedor que levar rádio ao estádio poderá ter sua entrada vetada
Não, desde que não porte pilhas sobressalentes, pois para efeitos de segurança pública, as mesmas dependendo da ocasião podem ser utilizadas para arremesso, podendo ocasionar ferimentos a terceiros.

Torcedores poderão entrar com faixas, instrumentos musicais e bexigas para a poder fazer sua comemoração nas arquibancadas? E qual o procedimento para entrar com estes itens?
Em 24 de julho de 2017, às 15h, foi realizada reunião na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, presidida pelo Secretário Mágino Alves Barbosa Filho, com a participação de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, Polícias Civis e Militares, Presidente da Federação Paulista de Futebol e representantes do Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos, deliberando a liberação de 7 instrumentos musicais, 1 faixa e 1 bandeirão, somente para a torcida mandante, em todo o Estado de São Paulo, sendo que, a Polícia Militar de Jundiaí adota as medidas deliberadas pelos Órgãos competentes acima informados, autorizando apenas essa quantidade de materiais (no caso do estádio Jayme Cintra para ambas torcidas, pois recebe torcida visitante), desde que solicitados via ofício previamente assinado por e-mail (49bpmip3@policiamilitar.sp.gov.br) ou na Sede do Batalhão da Polícia Militar de Jundiaí, sito a Rua Barão do Rio Branco, 318, Vila Arens.

Torcedores com camisas de outros clubes que não sejam do Paulista e do adversário do Galo naquele dia poderão entrar no estádio Jayme Cintra?
Para segurança do próprio torcedor que está indo ao estádio apreciar o espetáculo público, é orientado a não utilizar vestimenta de times diversos ao time local ou visitante.

Existe restrição para menores de 5 anos entrar no estádio?
Conforme o artigo 19º da Portaria nº 01/93, do Poder Judiciário da Comarca de Jundiaí, é proibido o ingresso de crianças menores de 5 anos de idade, qualquer que seja a modalidade esportiva apresentadas em estádios, ginásios, clubes e associações, mesmo que a criança esteja acompanhada de pais ou responsáveis, salvo concessão de alvará especial pelo juízo.

Média de policias que irão trabalhar nos jogos em Jayme Cintra
O planejamento de segurança depende sempre da análise do evento, sendo que os mesmos se categorizam em pequenos, médios, grandes e especiais, e de acordo também com a previsão de público estimado pelo Promotor do Evento.

Orientações
Fazer:
- Chegar bem antes do horário da partida
- Apresentar o ingresso quando ele for solicitado por funcionários do estádio
-  Cooperar com os policiais militares nas áreas de revista
-  Sentar-se exatamente no assento cujo número está indicado no ingresso
-  Retirar os ingressos antes do início do torneio

Não fazer:
- Tentar entrar no estádio sem um ingresso válido;
- Bloquear ou obstruir qualquer passagem, entrada ou saída de emergência;
- Entrar em áreas de acesso restrito;
- Comportar-se de maneira agressiva para com outros torcedores ou funcionários do estádio;
- Levar crianças abaixo da idade permitida pelo Juizado de menor.