#Recordista - Jundiaiense ganha prêmio por surfar a maior onda da história - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: #Recordista - Jundiaiense ganha prêmio por surfar a maior onda da história

30/04/2018

#Recordista - Jundiaiense ganha prêmio por surfar a maior onda da história



Jundiaí está no livro dos grandes feitos do surfe mundial. O jundaiiense Rodrigo Koxa foi um dos grandes vencedores do XXL Awards, o Oscar das ondas grandes, realizado na madrugada deste domingo em Santa Mônica, na Califórnia. Koxa venceu na categoria Biggest Wave (maior onda) e ainda superou o recorde de maior onda já surfada na história, com uma parede de mais de 24 metros de altura dropada em Nazaré, na região de Leiria, em Portugal, entrando para o Guinness Book. Koxa pode sorrir pela conquista e pela premiação. A onda rendeu ao brasileiro US$ 25 mil (aproximadamente R$ 86,5 mil).

A onda do recorde
A histórica onda do jundiaiense Rodrigo Koxa foi surfada em 8 de novembro do ano passado. Na ocasião já se especulava que ela poderia quebrar a marca que pertencia ao havaiano Garrett McNamara, que havia surfado uma onda avaliada em 23,77 metros também em Nazaré, na regi em 2011.

O painel de especialistas do XXL Awards avaliou a onda do surfista de Jundiaí em 24,38 metros (80 pés) de altura, superando a de McNamara em pouco mais de meio metro. Koxa já havia disputado duas finais do XXL, em 2011 e 2012.


“Tento surfar ondas grandes por toda a minha vida e tive uma experiência que me marcou muito em 2014, quando quase morri em Nazaré. Estou muito feliz e este é o melhor dia da minha vida”, comemorou Koxa, de 38 anos, que reside no Guarujá.

“Esperei a vida toda por uma onda assim. Sempre foi meu sonho surfar essa onda e parecia até que eu sentia que ela estava por vir nessa viagem. Percebi que era uma montanha e minha adrenalina, que já estava muito alta, subiu ainda mais e, rapidamente, percebi que se tratava de muita velocidade e não poderia cair”.

Foto: Divulgação