#Universitários - Congresso lança 1ª edição do CAJU - Campeonato Jundiaiense Universitário - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: #Universitários - Congresso lança 1ª edição do CAJU - Campeonato Jundiaiense Universitário

26/04/2018

#Universitários - Congresso lança 1ª edição do CAJU - Campeonato Jundiaiense Universitário



Foi lançando nesta quinta-feira, na ESEF, a 1ª edição do Campeonato Jundiaiense Universitário, o CAJU. O evento vai englobar 10 modalidades esportivas e terá a participação de quatro instituições da cidade: FMJ, Fatec, Esef e Unip. A competição será entre 16 e 19 de maio. O congresso técnico teve participação de representantes das faculdades, do gestor de Esportes da Prefeitura de Jundiaí, Luiz Trientini e a presença do vice-prefeito da cidade, Antônio Pacheco.  

Modalidades - Todas em ambos os sexos
Atletismo
Basquete
Damas
Futsal
Handebol
Natação
Vôlei
Tênis
Truco
Xadrez

Abertura
A abertura será no dia 16 de maio, às 19h, no Bolão, com rodada na sequência de basquete. No ginásio do Nenho, que faz parte do complexo esportivo Nicolino de Luca, no qual faz parte o Bolão, terá a disputa de handebol no 1º dia, logo após a cerimônia de abertura. Também haverá disputas de futsal no Romão de Souza e vôlei no Antônio de Lima no dia 16 de maio, no período da noite. Cada universidade participante terá que levar representantes, com uma camiseta relativa a faculdade (logotipo dela) e também uma bandeira para ser hasteada no Bolão.

Rodadas
As disputas no vôlei, basquete, handebol e futsal nos dias 16 e 18 de maio (quarta, quinta e sexta-feira) no período da noite. No dia 19 de maio (sábado) pela manhã haverá a última rodada da fase de classificação e no período da tarde vai ter as disputas finais que serão todas no Nicolino de Luca com handebol e futsal no ginásio do Nenho, vôlei e basquete no Bolão. Nos dias 16, 17 e 18 de maio serão três jogos por noite, com o 1º começando às 19h, a 2ª partida às 19h40 e o 3º jogo se iniciando às 20h20.


Locais de disputa
Nas fases de classificação, o futsal será disputado no Romão de Souza e o vôlei no Antônio de Lima. As demais modalidades terão suas disputas no complexo Nicolino de Luca, como as finais do futsal e vôlei.

Formato de disputa no vôlei, handebol, basquete e futsal
Todas as equipes participantes se enfrentam em turno único, com os dois melhores avançando para a decisão. A 3ª colocada será a equipe que terminar a fase de classificação em terceiro. Nas demais modalidades, será feito um mini-congresso técnico especifico para acertar detalhes de formato de disputa.

Comissões técnicas
Técnico e preparador físico (mediante apresentação do CREF)
Fisioterapeuta (mediante apresentação do Crefito)
Representante da modalidade (mediante apresentação de documento de identificação com foto)

Tolerância
Apenas de 15 minutos e para o primeiro jogo de cada rodada. Para os demais jogos de cada rodada não haverá tolerância.


Inscrições
Até 9 de maio, às 21h30, na secretária do ginásio do Bolão, com a ficha de inscrição e a relação nominal

Tabela
Somente será definida após a entrega da inscrições, ou seja, após 9 de maio

Atletismo e natação
- Podem participar 4 atletas de cada instituição em cada prova individual
- Na prova de revezamento cada instituição pode inscrever duas equipes
- Cada instituição na soma de todas as provas pode inscrever 30 atletas no atletismo e 30 atletas na natação
- Um atleta pode participar no máximo de 3 provas de natação e 3 provas de atletismo
- Provas no atletismo: 100m, 400m, 1.500m, salto em distância e revezamento 4x100m
- Provas na natação: 50m livre, 50m borboleta, 50m costas, 50m peito, 100m medley e revezamento 4x50m livre

Basquete
­- Tempo de jogo: 4 quartos de 7 minutos, sendo apenas os 2 minutos finais do 4º quarto que serão cronometrados. Intervalo de 1 minuto entre o 1º e 2º quarto; 3º e 4º quarto; e de 5 minutos entre o 2º e 3 quarto
- Podem ser inscritos 20 atletas pela equipe, mas apenas 14 podem jogar cada partida

Futsal
­- Tempo de jogo: 2 tempos de 15 minutos, sendo apenas os 2 minutos finais do 4º quarto que serão cronometrados. Intervalo de 5 minutos. Caso o jogo termine em empate, o ganhador do confronto será definido nos pênaltis: 3 cobranças inicialmente, e se a igualdade persistir, cobranças alternadas.
- Podem ser inscritos 20 atletas pela equipe, mas apenas 15 podem jogar cada partida

Handebol
­- Tempo de jogo: 2 tempos de 15 minutos. Intervalo de 5 minutos. Caso o jogo termine em empate, o ganhador do confronto será definido nos tiros de 7 metros: 3 cobranças inicialmente, e se a igualdade persistir, cobranças alternadas.
- Podem ser inscritos 20 atletas pela equipe, mas apenas 16 podem jogar cada partida

Damas e xadrez
­- Disputa será por equipes. Cada confronto terá 3 disputas individuais, sendo o vencedor do confronto a equipe que conquistar o maior número de vitórias na soma das disputas individuais. Em caso de empate, o resultado da mesa 1 determina o vencedor, se a igualdade persistir o resultado da mesa 2 determina o ganhador, ou caso contrário o resultado da mesa 3 determina o vencedor. Se o empate ainda assim persistir, o confronto será declarado empate, com cada equipe somando 0,5 ponto.
- Tempo de jogo: máximo de 30 minutos

Truco
­- Disputa será por equipes, sendo que três duplas atuam por confronto. Nos confrontos, a equipe que vencer pelo menos duas disputas será a vencedora do duelo. Todas as partidas serão de 12 pontos.

Tênis
- Cada confronto terá 3 partidas - 2 jogos individuais, e se cada equipe vencer uma partida individual haverá a partida de duplas para desempatar
- Os jogos serão em set único - melhor de 14 games. Vence a partida quem marcar 8 games primeiro, com diferença de dois games. Em caso de empate por 7 a 7, a partida termina quem fizer 9 a 7. Caso ocorra empate por 8 a 8, a definição do vencedor do jogo será no tie-break de 7 pontos - obrigatórios os dois pontos de diferença.

Vôlei
- Partidas em melhor de três sets. Os dois primeiros com 25 pontos - sendo necessários os 2 pontos de vantagem. O terceiro set, caso seja necessário, é melhor de 15 pontos - com os 2 pontos de vantagem
- Podem ser inscritos 20 atletas pela equipe, mas apenas 14 podem jogar cada partida - sendo 2 líberos