#DiaDoDesafio - Grandes nomes do esporte brilham no sorteio realizado no Sesc Jundiaí - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: #DiaDoDesafio - Grandes nomes do esporte brilham no sorteio realizado no Sesc Jundiaí

07/05/2018

#DiaDoDesafio - Grandes nomes do esporte brilham no sorteio realizado no Sesc Jundiaí


Pode-se dizer que começou nesta segunda-feira a edição 2018 do Dia do Desafio. A unidade do Sesc Jundiaí recebeu o sorteio dos confrontos entre as cidades da América Latina. Mais de 3mil cidades de 20 países conhecerem seus adversários. Jundiaí foi sede do evento pela 4ª vez, recebendo grandes nomes do esporte brasileiro. O Dia do Desafio será realizado no dia 30 de maio. Jundiaí já conheceu seu adversário, que será Maracay, da Venezuela.


Público presente
O público que acompanhou o sorteio foi formado por representantes das cidades participantes do Dia do Desafio. Eles acompanharam além de apresentações esportivas, intervenções musicais da banda Barbatuques e da trupe Jogando no Quintal.


Um mestre de cerimônia especial
O mestre de cerimônia foi Clodoaldo Silva. O nadador paralímpico desempenhou a função com muita simpatia. Na carreira ele faturou em cinco edições de Paraolimpíadas a marca impressionante de 6 medalhas de ouro, 6 de prata e 2 de bronze. Com 14 pódios, é o maior ganhador de uma edição do maior evento esportivo do planeta voltado para pessoas com deficiência.


“Já fui mestre de cerimônias em outros eventos e também faço palestras, até para o Sesc, mas mestre no Dia do Desafio é a primeira vez. Gosto pois sou comunicativo e gosto de conversar com a população” contou o supercampeão.


Grandes nomes do futebol
Aproveitando que estamos a menos de 40 dias da Copa do Mundo de futebol, o evento recebeu jogadores que fizeram história no futebol brasileiro. Estiveram César Sampaio e Lugano, que disputaram edições de Copa do Mundo.

César Sampaio jogou a Copa de 1998 marcando dois gols - contra a Escócia, na partida inaugural da Copa - Brasil 2 x 1, e nas oitavas de final contra o Chile - Brasil 4 x 1.

Lugano jogou duas Copas do Mundo pelo Uruguai. Em 2010 ajudou os uruguaios a conquistar o 4º lugar, melhor posição da celeste desde 1970 em Mundiais, e as oitavas de final da Copa de 2014. Pelo Uruguai, foi capitão da Celeste campeã da Copa América em 2011.

“Me fizeram o convite e fui conhecer mais sobre o Dia do Desafio e fiquei interessado, até curioso. A gente com nossa imagem pode ajudar na consciência da qualidade de vida”, contou o agora diretor institucional do São Paulo.

Também esteve presente o atacante Evair, que atuou na carreira pela seleção brasileira.

Futebol feminino foi destaque
Três jogadoras do futebol feminino estiveram presentes. A goleia Paula Natal campeã com o São José na Libertadores, Mundial Interclubes, Paulista e Copa do Brasil; Daniela Alves - medalhista de prata em 2004 e 2008 pela seleção brasileira e a  argentina Agustina Barroso, atleta do Audax/Osasco, com passagem pela seleção argentina tendo participado da Copa América 2018 no Chile.

“Participar de eventos como este ajuda a gente a divulgar a modalidade e a quebrar preconceitos que a gente sofre", disse Agustina.


Basquete 3x3
Estiveram os atletas da seleção brasileira 3x3. Will, Soriane, Carlinhos e Marcellus são ex-jogadores de basquete quadra inteira e hoje formam a equipe que irá disputar o Mundial da categoria em 2018.

Dois atletas que participaram da atual edição do NBB também marcaram sua presença - Guilherme Pereira Deodato e Guilherme Giovanoni - atualmente jogadores do Vasco da Gama e Kenny Dawkins - atualmente defende o Vitória no Novo Basquete Brasil e participou de 4 edições do Jogo das Estrelas do NBB.


Home Run
Os cubanos Juan Carlos Armenteros e Ernesto Noris Chacon estiveram prestigiando o evento. Ambos defenderam a seleção brasileira, que em 2012 conquistou a classificação para o World Baseball Classic, de 2013, maior evento de seleções de beisebol no mundo.

Não compareceu
Convidado na quinta-feira para acompanhar o sorteio, o prefeito Luiz Fernando Machado (ato que foi até publicado no site da Prefeitura de Jundiaí) não esteve presente no evento realizado no Sesc Jundiaí. Quem representou a Prefeitura de Jundiaí no evento, foi o gestor de esportes, Luiz Trientini, que representou Machado no evento.

O Dia do Desafio
Coordenada pela Sesc São Paulo no continente americano, a maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas é realizada sempre na última quarta-feira do mês de maio, com o objetivo de estimular órgãos públicos, empresas, instituições e pessoas a promoverem e praticarem atividades físicas e esportivas. A partir de 2018 as cidades competirão entre si por três edições (de 2018 a 2020) com o objetivo de aumentar o vínculo entre elas.

O Dia do Desafio estimula, ainda, que o público se aproprie dos espaços públicos de suas cidades em práticas coletivas e saudáveis. As atividades são desenvolvidas pelas prefeituras, em parceria com instituições públicas e privadas e contam com a participação de toda a sociedade.

No ano passado, a campanha mundial contou com mais de 43 milhões de participantes. Só no Brasil, cerca de 2 mil cidades de 21 estados conseguiram mobilizar mais de 27 milhões de pessoas. O público, formado por representantes das cidades participantes do Dia do Desafio acompanhará, além do sorteio, apresentações esportivas e intervenções musicais da banda Barbatuques e da trupe Jogando no Quintal.