#Itupeva - Dia do Desafio: Itupeva busca superar marca de 2017 - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: #Itupeva - Dia do Desafio: Itupeva busca superar marca de 2017

16/05/2018

#Itupeva - Dia do Desafio: Itupeva busca superar marca de 2017


Itupeva encara uma tarefa inédita no Dia do Desafio, marcado para o próximo dia 30 (quarta-feira). Terá de superar os resultados obtidos ano passado no município, quando mais de 13 mil pessoas fizeram parte da competição (voltada à prática de exercícios físicos). Até então, a cidade sempre havia disputado com outras localidades, inclusive de fora do Brasil.

“No ano passado, nós conseguimos bater nosso recorde de participantes e superamos com larga vantagem a cidade rival. Este ano, por outro lado, não temos um adversário e o desafio vai ser nos superar. A Secretaria de Esportes e Lazer estará, mais uma vez, à disposição de todos", explicou o secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo.
O objetivo é incentivar as pessoas à prática de atividades físicas, chamando a atenção para a importância dos exercícios na manutenção da saúde, na melhora da qualidade de vida e também na integração da comunidade. "Vale a pena dedicar uns minutos do dia para divulgar essa mensagem importante e se manter saudável”.
A proposta é que as pessoas realizem pelo menos 15 minutos de atividades, valendo qualquer tipo de exercício: esportes coletivos, (futebol, basquete, vôlei etc.); individuais (ginástica, natação, tênis, artes marciais, etc.); recreativas (caminhar, andar de bicicleta, dançar, etc.); entre outras.
Isso pode ser feito nas escolas, indústrias, academias, associações ou mesmo nos espaços públicos como praças e parques, na rua, condomínios ou em casa. Para que seja válido na contagem do evento, é necessário informar a Central de Registros de Participantes, que funcionará na Secretaria de Esportes e Lazer, no ginásio municipal Dorival Raymundo. O registro pode ser feito pessoalmente, por telefone (4591-1214) ou pelo e-mail sec.esportes@itupeva.sp.gov.br, até às 20h do dia 30.
No ano passado, Itupeva atingiu a marca de 13.124 pessoas participando de alguma maneira.
Sobre o evento - Esta é a 24ª edição do 'Dia do Desafio – Você se mexe e o mundo mexe junto', criado na década de 1980 no Canadá e promovido mundialmente pela TAFISA (The Association for International Sport for All). A competição é realizada no Brasil desde 1995 pelo Sesc/SP, que passou a coordenar o evento em todo o continente americano a partir de 2000.
Trata-se da maior campanha do mundo para incentivo à prática regular de atividade e esporte, com o objetivo de propor uma competição amigável entre as pessoas, organizações e cidades. 
Em abril deste ano, o presidente Michel Temer sancionou uma lei que transforma a última quarta-feira de maio de cada ano no Dia Nacional do Desafio. Nesta data, empresas, órgãos públicos e outras instituições de todo o país serão estimuladas a promover a prática coletiva de exercícios físicos.