Header AD

28/06/2010

Copa do Mundo FIFA 2010: Brasil, buscando vaga nas quartas de final, enfrenta maior freguês na era Dunga: o Chile

Thiago Batista
Site Esporte Jundiaí

A seleção brasileira nesta segunda-feira, às 15h30 (de Brasília), enfrenta o seu maior freguês na Era Dunga: o Chile, pelas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA 2010 – África do Sul. A partir da agora na competição o lema é: venceu segue, perdeu ta fora. Empate no tempo normal a partida vai para a prorrogação (30 minutos extras) e se a igualdade persistir o classificado será definidos nos pênaltis.

Nos cinco últimos confrontos contra os chilenos, todos com Dunga como treinador do Brasil, o time verde-amarelo venceu todos, marcando 20 gols e sofrendo apenas três. Outro tabu em jogo, é que há 20 anos o Brasil não sabe o que é cair nas oitavas de final. Em 98, na Copa da França, o Brasil eliminou o Chile de goleada nas oitavas de final: 4 a 1.

Para superar novamente o oponente, Dunga não confirma qual escalação colocará em campo. O certo é que Kaká está de volta, após cumprir suspensão automática na rodada passada, quando ficou comprovado que a seleção sofre uma crise de criatividade sem seu camisa 10. Robinho, poupado diante dos portugueses, também está garantido.

Elano, ainda é duvida, apesar de estar praticamente recuperado de contusão no tornozelo direito. A grande dúvida é o volante Felipe Melo, que voltou aos treinos no domingo depois de ser submetido a tratamento no tornozelo esquerdo. Dunga só decidirá a situação do atleta horas antes de a bola rolar. Se o volante for vetado, Josué deve ganhar uma oportunidade entre os titulares.Os jundiaienses Grafite e Doni, novamente estarão no banco de reservas.

O Chile também tem mudanças, já que Marcelo Bielsa não poderá contar com sua dupla de zaga titular: Ponce e Medel estão suspensos. Assim, Contreras entra em uma das vagas, e o lateral esquerdo Jara será deslocado para completar o setor. Desta forma, Vidal deixa o meio-campo para atuar na ala.

No ataque, Humberto Suazo tem a chance de retornar à equipe, pois está praticamente recuperado de problemas na coxa e no ombro esquerdos. O artilheiro das Eliminatórias Sul-americanas está pronto, mas Bielsa não confirma sua entrada, que seria no lugar do ex-palmeirense Valdívia. No meio-campo, Carmona e Matías Fernandez voltam de suspensão automática.

Ficha técnica – Copa do Mundo 2010 – Oitavas de final
Brasil x Chile

Estádio Ellis Park, em Johanesburgo (AFS)
Data/hora: 28/6/2010 – 15h30 (horário de Brasília)

Brasil – Técnico: Dunga (esquema: 4-2-2-2)
Goleiro: 1 – Julio César
Defesa: 2 – Maicon, 4 – Lúcio, 3 – Juan e 6 – Michel Bastos
Volantes: 8 - Gilberto Silva e 5 - Felipe Melo (17 – Josué)
Armadores: 7 – Elano (13 – Daniel Alves ou 18 - Ramires) e 10 – Kaká
Atacantes: 11 – Robinho e 9 – Luís Fabiano
No banco de reservas: 12 – Gomes (goleiro), 13 – Daniel Alves, 14 – Luisão, 15 – Thiago Silva, 16 – Gilberto Melo, 17 – Josué (5 – Felipe Melo), 18 – Ramires (7 – Elano), 19 – Júlio Baptista, 20 – Kleberson, 21 – Nilmar, 22 – Doni (goleiro) e 23 – Grafite

Chile – Técnico: Marcelo Bielsa (esquema: 4-2-2-2)
Goleiro: 1 – Bravo
Defesa: 4 – Isla, 5 – Contreras, 18 – Jara e 8 – Vidal
Volantes: 6 – Carmona e 20 – Millar
Armadores: 14 – Matías Fernandez e 7 – Alexis Sánchez
Atacantes: 9 – Suazo e 15 – Beausejour
No banco de reservas: 2 – Fuentes, 10 – Valdivia, 11 – Mark Gonzalez, 12 – Pinto (goleiro), 16 – Orellana, 19 – Fierro, 21 – Tello, 22 – Paredes e 23 – Marin (goleiro)
Suspensos: 3 – Ponce, 13 – Estrada e 17 – Medel

Árbitro: Howard Webb (ING)
Assistentes: Darren Cann (ING) e Michael Mullarkey (ING)
Copa do Mundo FIFA 2010: Brasil, buscando vaga nas quartas de final, enfrenta maior freguês na era Dunga: o Chile Copa do Mundo FIFA 2010: Brasil, buscando vaga nas quartas de final, enfrenta maior freguês na era Dunga: o Chile Reviewed by Thiago Batista de Olim on 06:00 Rating: 5